Representações sobre o ensino de línguas estrangeiras para alunos do PROEJA: pra quê serve essa língua?

Autores

  • Áurea Regina do Nascimento Santos Instituto Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.69969/revistababel.v4i1.981

Palavras-chave:

Educação profissional, Ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, PROEJA

Resumo

Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre as concepções de 16 alunos do curso de Edificações do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, do Instituto Federal do Piauí, sobre o ensino de línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Neste trabalho, fazemos uma exposição sobre o programa educacional PROEJA; o papel das línguas estrangeiras no currículo da escola e a relação dos sujeitos do PROEJA com o ensino de inglês e espanhol. A pesquisa teve um enfoque quali-quantitativo, exploratório e descritivo, além de incluir a aplicação de questionário aberto e fechado na metodologia utilizada. Nos resultados obtidos, analisamos o perfil socioeconômico dos alunos do PROEJA e as expectativas desses alunos quanto ao ensino de línguas estrangeiras, e as dificuldades que eles encontram ao utilizar os conteúdos estudados na área do curso. Observamos que: a) a maioria dos alunos não reconhece a importância de uma língua estrangeira para o mercado de trabalho da área do curso; b) para os alunos do PROEJA Edificações, os professores que trabalham com essa modalidade de ensino não contribuem para que as aulas de língua estrangeira sejam significativas; e c) materiais didáticos adequados, conteúdos relacionados à área do curso e aulas mais dinâmicas ajudariam a despertar o interesse dos alunos para o ensino das línguas estrangeiras.

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Biografia do Autor

Áurea Regina do Nascimento Santos, Instituto Federal do Piauí

Especialista em Educação de Jovens e Adultos –PROEJA pelo Instituto Federal do Piauí (IFPI). Docente de Língua Inglesa –IFPI.

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Publicado

30.06.2014

Como Citar

SANTOS, Áurea R. do N. Representações sobre o ensino de línguas estrangeiras para alunos do PROEJA: pra quê serve essa língua?. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 4, n. 1, p. 2–18, 2014. DOI: 10.69969/revistababel.v4i1.981. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/981. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

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SEÇÃO TEMÁTICA