Extensão de habilidades interativas para o ensino de inglês como língua estrangeira: novas tecnologias da informação e comunicação como dispositivos mediadores na aprendizagem
DOI:
https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i1.2543Palavras-chave:
Novas tecnologias digitais, Ensino e aprendizagem, Língua inglesa, Dispositivos mediadoresResumo
Este artigo aborda a utilização das novas tecnologias no ensino de língua inglesa e a extensão de habilidades interativas como objeto de estudo. O interesse da pesquisa se direciona para o desenvolvimento das habilidades speaking, reading, listening, writing, através da utilização de dispositivos mediadores, ou seja, as mídias tecnológicas que ampliam as possibilidades de aprendizagem. O estudo parte do contexto que representa tensões entre o que está instituído sobre o ensino e a aprendizagem, em ambiente presencial e o que precisa ser investigado e ampliado através de dispositivos tecnológicos. Assim, indagamos como as novas tecnologias com seus dispositivos mediadores podem contribuir para a construção de habilidades interativas na aprendizagem de Língua Inglesa. O objetivo é compreender como os dispositivos tecnológicos podem ser utilizados como mediadores na aprendizagem de língua inglesa. Nosso foco de interesse está na relevância da pesquisa para o campo profissional do docente em exercício no ensino superior e aquele em formação inicial de língua inglesa, considerando que o processo de ensino e aprendizagem pode ser construído em ambientes globalizados, com novas formas de interação. Trata-se de um estudo de campo, com análise do componente curricular “Novas tecnologias aplicadas ao ensino de línguas estrangeiras”, através de acesso aos relatos memorialísticos de docentes e do próprio pesquisador. Com os resultados da pesquisa, esperamos contribuir para construção de atividades e materiais através de dispositivos mediadores voltados para a interatividade no ensino e na aprendizagem da língua.
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