Extensão de habilidades interativas para o ensino de inglês como língua estrangeira: novas tecnologias da informação e comunicação como dispositivos mediadores na aprendizagem

Auteurs-es

  • Carlos Alberto de Almeida Serra Júnior Universidade do Estado da Bahia

DOI :

https://doi.org/10.69969/revistababel.v5i1.2543

Mots-clés :

Novas tecnologias digitais, Ensino e aprendizagem, Língua inglesa, Dispositivos mediadores

Résumé

Este artigo aborda a utilização das novas tecnologias no ensino de língua inglesa e a extensão de habilidades interativas como objeto de estudo. O interesse da pesquisa se direciona para o desenvolvimento das habilidades speaking, reading, listening, writing, através da utilização de dispositivos mediadores, ou seja, as mídias tecnológicas que ampliam as possibilidades de aprendizagem. O estudo parte do contexto que representa tensões entre o que está instituído sobre o ensino e a aprendizagem, em ambiente presencial e o que precisa ser investigado e ampliado através de dispositivos tecnológicos. Assim, indagamos como as novas tecnologias com seus dispositivos mediadores podem contribuir para a construção de habilidades interativas na aprendizagem de Língua Inglesa. O objetivo é compreender como os dispositivos tecnológicos podem ser utilizados como mediadores na aprendizagem de língua inglesa. Nosso foco de interesse está na relevância da pesquisa para o campo profissional do docente em exercício no ensino superior e aquele em formação inicial de língua inglesa, considerando que o processo de ensino e aprendizagem pode ser construído em ambientes globalizados, com novas formas de interação. Trata-se de um estudo de campo, com análise do componente curricular “Novas tecnologias aplicadas ao ensino de línguas estrangeiras”, através de acesso aos relatos memorialísticos de docentes e do próprio pesquisador. Com os resultados da pesquisa, esperamos contribuir para construção de atividades e materiais através de dispositivos mediadores voltados para a interatividade no ensino e na aprendizagem da língua.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur-e

Carlos Alberto de Almeida Serra Júnior, Universidade do Estado da Bahia

Graduado do Curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Orientadora: Profa. Dra. Risonete Lima de Almeida.

Références

DEMO, P. Educação hoje: “Novas” tecnologias, pressões e oportunidades. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

DEMO, P. Olhar do Educador e Novas Tecnologias. In: ______. Boletim Técnico do Senac: a R. Educ. Prof., Rio de Janeiro, v.37, nº2, mai./ago.2011, Disponível em: HTTP://www.senac.br/conhecimento/periodicos.html Acesso em: 24 de mar. 2014.

FOPPA, C. T. O ensino reflexivo na era do pós-método: um estudo entre professores de línguas de cursos livres. Revista caminhos em linguística aplicada. volume 4, número 1.Universidade de Caxias do Sul 2011.

LEFFA, V. J. Aprendizagem mediada por computador à luz da Teoria da Atividade. Calidoscópio, São Leopoldo, v. 3, n. 1, p. 21-30, 2005 a.

LEFFA, V. J. Análise Automática da resposta do aluno em ambiente virtual. Revista Brasileira de Lingüística Aplicada. Belo Horizonte: v.3, n.2, p.25 - 40, 2003.

LEFFA, V. J. Ensino de línguas: passado, presente e futuro. Revista de Estudos da Linguagem. Vol. 20, n. 2, p. 389-411, jul/dez 2012.

LEFFA, V. J. Interação virtual versus interação face a face: o jogo de presenças e ausências. Trabalho apresentado no Congresso Internacional de Linguagem e Interação. São Leopoldo: Unisinos, agosto de 2005 b.

LÈVY, P.. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Trad.: Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1993.

MACEDO, R. S. Etnopesquisa crítica, etno-pesquisa-formação. Brasília: Liber Livro Editora, 2 ed., 2010.

MACEDO, R. S. A etnopesquisa crítica multirreferencial nas ciências humanas e na educação. 2. ed. Salvador: Edufba., 2004.

PAIVA, V.L.M.O. O uso da tecnologia no ensino de línguas estrangeiras: breve retrospectiva histórica (submetido à publicação) 2008 disponível em http://www.veramenezes.com/techist.pdf . Acesso: 22 de jul. 2015.

PAIVA, V. L. M. O. Tecnologia na docência em linguas estrangeiras: convergências e tensões 2010 In: Luciola Lícinio de Castro Paixão Santos. (Org.) Convergências e tensões no campo de formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, v. V, p. 595-613.

Téléchargements

Publié-e

2015-06-30

Comment citer

DE ALMEIDA SERRA JÚNIOR, C. A. Extensão de habilidades interativas para o ensino de inglês como língua estrangeira: novas tecnologias da informação e comunicação como dispositivos mediadores na aprendizagem. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 5, n. 1, p. 10–22, 2015. DOI: 10.69969/revistababel.v5i1.2543. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/babel/article/view/2543. Acesso em: 17 juill. 2024.

Numéro

Rubrique

SEÇÃO LIVRE