“A educação do campo nas escolas, nos movimentos sociais e nas universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”: Editorial e homenagem
DOI:
https://doi.org/10.47207/2763-6879/aeducacaodocamponasescolasnosmovimentossociaisenasuniversidadesParole chiave:
Educação do Campo, Movimentos Sociais, UniversidadeAbstract
Os artigos constantes do I Dossiê Temático “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”, dialogam sobre o direito à educação e a práxis educativa nos movimentos sociais, comunidades, escolas e universidades. O objetivo é consolidar a Educação do Campo como direito e instrumento de luta social na direção de outro projeto histórico. As produções sinalizam que a Educação do Campo permanece germinando em distintos territórios e que muito se avançou na sua concepção e práxis. Contudo, os tempos são desafiantes. A perspectiva neoliberal das políticas em curso, os retrocessos que marcam a Educação nos últimos cinco anos, são desafios que colocam a Educação do Campo em uma trincheira permanente.
Downloads
Riferimenti bibliografici
CRUZ, Q. S.; SANSÃO, W. V. DE S. A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202204v2, 17 out. 2022.
DA ROSA, S. S.; RODRIGUES, A. L. M.; DE OLIVEIRA, M. P. Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita: Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202201v2, 17 out. 2022.
FRAZÃO, J. S.; COSTA, M. C. DE S.; MEDEIROS, L. B. A produção acadêmica sobre o Pronera em cursos de pós-graduação no Brasil (2000-2018). Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202207v2, 17 out. 2022.
HAMMEL, A. C.; SILVA, R. S. DE M. Ensaios de uma nova forma escolar na educação do campo: experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber no Paraná . Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202208v2, 17 out. 2022.
LOPES, N. C.; VIEIRA, T. DA R. O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202209v2, 17 out. 2022.
LOPES, J. R.; SANTOS, R. B. Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202211v2, 17 out. 2022.
MAGALHÃES, F. P.; SILVA, A. J. N. DA. Ensinar Matemática em Escola Família Agrícola – EFA: O que concebem sobre educação do campo e como se formam os seus professores?. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202206v2, 17 out. 2022.
NASCIMENTO, A. L. S.; CUNHA, A. R. B. DE A.; MENEZES, S. DOS S. V. DE. O fortalecimento da Pedagogia da Alternância no âmbito do Semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202203v2, 17 out. 2022.
SILVA, D. L. O. DA; GOMES, B. J. J.; RIOS, P. P. S. A relação dos Círculos de Cultura de educação popular com a educação do campo . Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202205v2, 17 out. 2022.
VERDÉRIO, A.; SANTOS, J. F. DOS. Encontros Universidade e Escolas do Campo: apontamentos sobre as práticas pedagógicas no contexto da reforma agrária e a formação de educadores do campo. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202202v2, 17 out. 2022.
Downloads
Pubblicato
Come citare
Fascicolo
Sezione
Licenza
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.