Anúncios

  • Chamada pública para Dossiê temático: Estratégias pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem Experiências exitosas – edição UPT

    2025-08-13

    O Programa Universidade Para Todos (UPT) é uma iniciativa do Governo do Estado da Bahia, executada em parceria com Universidades Públicas, com o objetivo de fortalecer o acesso à educação superior para estudantes concluintes e egressas/os da rede pública estadual e municipal de ensino.

    O programa oferece um curso pré-vestibular e preparatório para o ENEM (Exame Nacional de Ensino Médio), com intuito de atender estudantes nos processos seletivos de ingresso ao ensino superior.

    As extensões que abrangem o território de Senhor do Bonfim são compostas por 19 turmas, compreendendo desde a área urbana do município de Senhor do Bonfim até áreas quilombolas e indígenas do território, como Quicé, Tijuaçu, Missão do Sahy e Laje dos Negros. Abrange também, municípios circunvizinhos como Campo Formoso, Ponto Novo, Filadélfia, Pindobaçu, Antônio Gonçalves, Jaguarari e Andorinha.

    O programa oferta aulas de 11 componentes curriculares (Língua Portuguesa, Literatura, Redação, Inglês, Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História) de segunda a sexta-feira. As aulas são ministradas por monitoras/es que vivenciam à docência em sala de aula.

    O UPT é um laboratório de experimentos didáticos que tem possibilitado a concretização do sonho de estudantes em ingressar na Universidade Pública.  Através das monitorias, a formação docente tem sido aprimorada enquanto espaço de vivência no Território de Identidade Piemonte Norte do Itapicuru. 

    Este portfólio será um espaço de trocas de saberes com sistematizações das experiências vivenciadas por monitoras/es, Gestoras/es e Coordenadoras pedagógicas ao longo dos anos de 2024 e 2025.

    As submissões dos relatos de experiência serão aceitas até dia 30 de setembro de 2025.

    Contamos com sua participação neste Dossiê UPT!!!!

     

    Orientações para autor(es/as):

    Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

    https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

    As submissões passarão por análise preliminar dos organizadores/editores quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site. 

     

    Organizadoras:

    Silvana Gomes Nunes - Professora do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Saúde Pública (UCES), Mestre em Gestão e Tecnologia aplicada a Educação (UNEB), Coordenadora pedagógica do UPT 2024 e 2025.

    Viviane Brás dos Santos - Professora na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VII Sr do Bonfim. Doutoranda em Educação - PPGED/UFS. Mestra em Educação, Cultura e Território Semiárido - PPGESA, UNEB. Pedagoga, especialista em Ensino da História e Cultura Afro-brasileira e Africana, Especialista em Metodologia do Ensino Superior; Especialista em Atendimento Educacional Especializado. Coordenadora pedagógica do UPT 2024 e 2025.

     

    Simone Ferreira de Souza Wanderley - Professora na Universidade do Estado da Bahia - UNEB/Campus VII Sr do Bonfim. Mestra em Educação pela Université Du Québec á Chicoutimi. Coordenadora Geral do Programa Universidade para Todos - UPT, no âmbito da UNEB.

     

    CRONOGRAMA

    Submissão na plataforma da revista: De 13 de agosto a 15 de outubro de 2025

    Avaliação e editoração: De 16 de outubro até 10 de novembro de 2025

    Revisão dos autores: De 11 de novembro até  24 de novembro de 2025

    Publicação: Até 20 de dezembro de 2025

     

    Saiba mais sobre Chamada pública para Dossiê temático: Estratégias pedagógicas nos processos de ensino e aprendizagem Experiências exitosas – edição UPT
  • A RevNUPE acaba de publicar o Dossiê “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”

    2021-12-18

    Saudações, leitores/as, autores/as e colaboradores/as.

    É com imensa alegria que entregamos a todos e todas o primeiro Dossiê Temático organizado pela Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE).

    O dossiê foi organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Científica/GEEC, vinculado ao Departamento de Educação-Campus VII da Universidade do Estado da Bahia, e contou com a temática “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”. Os artigos que compõem o Dossiê, como bem salientam as organizadoras, referendam a importância das temáticas e registram ações efetivas de docentes e pesquisadoras/es que atuam na educação básica e educação superior e, sem dúvida, contribuirão para a ampliação de saberes na área, fazendo frente a empreitada conservadorista que continua ameaçando a produção do conhecimento sobre as relações de gênero, sexualidades e étnicos-raciais.

    Apresentaremos, a seguir, os textos que compõe este dossiê:

       Desejamos a todas, todos e todes excelentes leituras e reflexões!           

    Agradecemos aos/as professores/as pesquisadores/as que escolheram a RevNUPE como espaço de divulgação de suas pesquisas e experiências. Aproveitamos e agradecemos, também, a dedicação e empenho das organizadoras: Profa. Maria José Souza Pinho (UNEB), Profa. Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes (UFBA) e Profa. Eliana do Sacramento de Almeida (UNEB).

    Aproveitamos o espaço para convidá-los/as a submeterem artigos referentes as suas experiências de pesquisa e extensão e qualificarem ainda mais esse espaço de divulgação científica. A RevNUPE segue o sistema de publicação em fluxo contínuo e não cobra nenhuma taxa para submissão ou editoração de textos. Conheça um pouco mais sobre esse processo clicando no seguinte link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions.

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial RevNUPE

     

    Saiba mais sobre A RevNUPE acaba de publicar o Dossiê “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”
  • Chamada para Dossiê Temático: “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”

    2021-11-29

    O território camponês está ameaçado na produção da vida, da cultura e do trabalho.   Diuturnamente, homens, mulheres e crianças sofrem violações de diretos que salvaguardam a vida e toda a sociobiodiversidade, em função da subserviência do Estados aos interesses do capital. O grande capital se expande e se apropria da terra, das tecnologias e do conhecimento, e com o objetivo de controlar a agricultura, e consequentemente o rumo da produção da vida no campo, chega de forma contundente nas escolas, através das reformas educacionais.

    Nesse cenário, os movimentos e organizações sociais populares ampliam suas estratégias de resistência e se erguem em defesa dos direitos conquistados, inclusive, o direito à educação.  Nas escolas, e Universidades professores/as se desdobram para manter vivo o diálogo com as comunidades e enfrentar a padronização imposta pela Base Nacional Comum Curricular.

    O primeiro dossiê sobre Educação do Campo da RevNupe traz como temática - “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”. O objetivo é reunir artigos que dialoguem sobre as lutas camponeses pelo direito à educação e a práxis educativa nos movimentos sociais, comunidades, escolas e universidades para consolidar a Educação do Campo como direito e instrumento de luta social na direção de outro projeto histórico.

    Os artigos a compor esse Dossiê podem versar sobre o projeto político-pedagógico das escolas do campo; práticas pedagógicas emancipatórias; a formação de professores e professoras; as interrelações da educação com outras práticas sociais; a Educação do Campo no contexto pandêmico do Sars-Cov-2; financiamento e gestão da Educação do Campo sob a égide da austeridade econômica; atividades de extensão rural com foco no trabalho formativo comunitário; resultados de projetos de ensino  pesquisa, extensão e estágio em espaços escolares e não escolares.

    Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (REVNUPE), realizando a submissão na seção “DOSSIÊ - A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”, devendo o texto atender às normas da revista e do template. Os artigos que comporão o presente dossiê serão publicados logo após a finalização do processo de avaliação, aprovação, revisão e diagramação.

    Período de submissões (PRORROGADO):  de 10 de dezembro de 2021 a 10 de abril de 2022.

    Orientações para autor(es/as): Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema, e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

    https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

    As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras/editoras quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site. 

    Organizadoras:

    Ivânia Paula Freitas de Souza Sena – Professora Assistente do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação (UFBA). Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial – da UNEB (CAECDT); Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP). Membro do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/UNEB).

    Maria Elizabeth Souza Gonçalves - Professora do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Ecologia Humana e Desenvolvimento Socioambiental (UNEB); Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial – da UNEB (CAECDT); Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP) e Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede Peccs). Membro do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/UNEB).

    Maria do Socorro Silva, professora associada da Universidade Federal de Campina Grande -Campus CDSA/UAEDUC. Doutora em Educação. Professora do PPGED e da LeCampo. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica-Nupeforp. Membro do Fórum Nacional de Educação do Campo e da Rede de Educacao do Semiárido Brasileiro(Resab). Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação (Redap) e da Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede Peccs).

    Marize Souza Carvalho - Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, Vice -coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação do Campo (GEPEC/UFBA), integrante da Rede de Educação Profissional e Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação Profissional e Tecnológica Pública da Bahia (REDEEPT).

     

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê Temático: “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”
  • Chamada pública para Dossiê temático: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    2021-07-26

    Chamada pública para Dossiê temático:

    PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

    Ementa

    Sexualidades, Gênero e Raça/Etnias são temáticas que possuem especial relevância nos estudos contemporâneos. Os pertencimentos de raças-etnias, gênero e sexualidades interferem na socialização e nas vivências, em diferentes espaços sociais educativos, afetando negativamente a construção identitária dos sujeitos, que por sua vez sofrem com silenciamentos, negações e discriminações. Deste modo, ampliar o conhecimento dos processos de produção de saberes no campo da educação básica que discutam relações raciais, de gênero e sexualidades em diferentes espaços sociais educativos têm se constituído uma das principais estratégias de enfrentamento na perspectiva dos estudos feministas, no que se refere à produção de conhecimentos e práticas antirracistas e promotoras de igualdade.

    Os últimos anos foram fundantes quanto à interlocução entre essas categorias-conceitos, configurando interfaces e indicando construção de epistemologias por e para as/os investigadoras/es das áreas temáticas. De que maneira as categorias Sexualidades, Gênero e Raças/Etnias têm contribuído para a produção de saberes, gestão do conhecimento e desenvolvimento de práticas mais igualitárias?

    O propósito é discutir processos de identificação, suas estratégias educativas e culturais e as múltiplas intersecções, ampliando o conhecimento dos processos de produção de desigualdades a partir das relações étnico-raciais, de gênero e das sexualidades, no intuito de possibilitar o fortalecimento de ações a partir de espaços educativos formais e não formais, procurando debater os processos e modos de exclusão de grupo subalternizados, com especial interesse em enfoques e metodologias teóricas e empíricas que se contraponham ao processo de ensino tradicional e excludente, apresentando alternativas de transformação e equidade com vista a uma pedagogia libertária.

    O presente dossiê busca despertar o aprofundamento de novas discussões e contribuições de pesquisadores/as cujos aspectos centrais dos estudos que: (1) abarque as reflexões sobre a existência de pesquisas sobre a sexualidades, gênero e raças/etnias com foco na educação básica; (2) apresentar novos resultados de pesquisas realizadas nesse contexto; e, (3) propor mais aportes teóricos e soluções metodológicas inovadoras para lidar com essas realidades em espaços educativos.

    Pretende-se, portanto, congregar pesquisadoras(es) que tenham se dedicado em evidenciar, problematizar e produzir conhecimentos e promover diálogos sobre experiências com propostas que discutam práticas sociais e/ou pedagógicas e suas formas de lidar com as questões de sexualidades, gênero e etnias.

    Os trabalhos resultantes de pesquisa empírica ou bibliográfica devem ser submetidos pelo site da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (REVNUPE), realizando a submissão do manuscrito na seção “DOSSIÊ:  PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA-ETNIAS- MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA” e em conformidade com todas as normas da revista e do template. Os artigos que comporão o presente dossiê são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.

    Submissões prorrogadas: até 16 novembro de 2021.

    Orientações para autor(es/as):

    Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

    https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

    As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras/editoras quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site.  

    Organizadoras:

    Maria José Souza Pinho - Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII e docente Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPGED/UNEB. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia (LIPEEBIO) e do Núcleo PIBID.  Líder do Grupo de Estudos em Educação Científica (GEEC/UNEB). Associada e Secretaria SBRASH(Gestão 2020-2022).

    Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes - Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes - Doutora em Educação e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora, extensionista e autora de publicações na área de Educação em Sexualidade, entre outras. Associada SBRASH, Diretora de Relacionamento e Delegada Regional na Bahia (Gestão 2020/2022). Membro da Commission de Educación y Formación Continua de FLASSES (2018-2021). Pesquisadora DIFEBA/UNEB.

    Eliana do Sacramento de Almeida – Professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde (PPGENF/UFBA). Mestra em Educação e Diversidade (MPED/UNEB). Vice coordenadora do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro/UNEB).

    Saiba mais sobre Chamada pública para Dossiê temático: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) inicia seus trabalhos editoriais

    2021-05-18

    A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) inicia seus trabalhos editoriais e convida a todos e todas para submeterem seus artigos e relatos de experiência, oriundos das diferentes práticas de pesquisa e extensão, no volume 1 de 2021 (fluxo contínuo). 

    Saiba mais sobre A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) inicia seus trabalhos editoriais