A RevNUPE acaba de publicar o Dossiê “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”
Saudações, leitores/as, autores/as e colaboradores/as.
É com imensa alegria que entregamos a todos e todas o primeiro Dossiê Temático organizado pela Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE).
O dossiê foi organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Científica/GEEC, vinculado ao Departamento de Educação-Campus VII da Universidade do Estado da Bahia, e contou com a temática “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”. Os artigos que compõem o Dossiê, como bem salientam as organizadoras, referendam a importância das temáticas e registram ações efetivas de docentes e pesquisadoras/es que atuam na educação básica e educação superior e, sem dúvida, contribuirão para a ampliação de saberes na área, fazendo frente a empreitada conservadorista que continua ameaçando a produção do conhecimento sobre as relações de gênero, sexualidades e étnicos-raciais.
Apresentaremos, a seguir, os artigos que compõe este dossiê:
- Mapeamento dos estudos sobre lésbicas: um olhar para a produção escrita de professoras lésbicas - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/12541;
- Escola e docência no contexto da diversidade: notas crítico-reflexivas e propositivas - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/12752;
- Práticas Educativas para educação étnico-racial em escolas da Educação Básica do maciço de Baturité-Ceará - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/12970;
- Gênero, Sexualidade e Escola: O que e quem tem pesquisado na Educação Básica? - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13059;
- Gaiolas discursivas, educação e subjetividade - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13162;
- Raça, Gênero, Sexualidades e produção de conhecimento - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13171;
- Experiências que fazem a diferença: práticas crítico-formativas no curso de Licenciatura em Letras, Língua Inglesa e Literaturas do Campus V da UNEB - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13192;
- Ensino de Biologia e Educação em Sexualidade - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13157;
- Editorial do Dossiê - https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13362.
Desejamos a todas, todos e todes excelentes leituras e reflexões!
Agradecemos aos/as professores/as pesquisadores/as que escolheram a RevNUPE como espaço de divulgação de suas pesquisas e experiências. Agradecemos, também, a dedicação e empenho das organizadoras: Profa. Maria José Souza Pinho (UNEB), Profa. Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes (UFBA) e Profa. Eliana do Sacramento de Almeida (UNEB).
Aproveitamos o espaço para convidá-los/as a submeterem artigos referentes as suas experiências de pesquisa e extensão e qualificarem ainda mais esse espaço de divulgação científica. A RevNUPE segue o sistema de publicação em fluxo contínuo e não cobra nenhuma taxa para submissão ou editoração de textos. Conheça um pouco mais sobre esse processo clicando no seguinte link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions.
Atenciosamente,
Equipe Editorial RevNUPE