Anúncios

  • A RevNUPE acaba de publicar o Dossiê “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”

    2021-12-18

    Saudações, leitores/as, autores/as e colaboradores/as.

    É com imensa alegria que entregamos a todos e todas o primeiro Dossiê Temático organizado pela Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE).

    O dossiê foi organizado pelo Grupo de Estudos em Educação Científica/GEEC, vinculado ao Departamento de Educação-Campus VII da Universidade do Estado da Bahia, e contou com a temática “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”. Os artigos que compõem o Dossiê, como bem salientam as organizadoras, referendam a importância das temáticas e registram ações efetivas de docentes e pesquisadoras/es que atuam na educação básica e educação superior e, sem dúvida, contribuirão para a ampliação de saberes na área, fazendo frente a empreitada conservadorista que continua ameaçando a produção do conhecimento sobre as relações de gênero, sexualidades e étnicos-raciais.

    Apresentaremos, a seguir, os textos que compõe este dossiê:

       Desejamos a todas, todos e todes excelentes leituras e reflexões!           

    Agradecemos aos/as professores/as pesquisadores/as que escolheram a RevNUPE como espaço de divulgação de suas pesquisas e experiências. Aproveitamos e agradecemos, também, a dedicação e empenho das organizadoras: Profa. Maria José Souza Pinho (UNEB), Profa. Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes (UFBA) e Profa. Eliana do Sacramento de Almeida (UNEB).

    Aproveitamos o espaço para convidá-los/as a submeterem artigos referentes as suas experiências de pesquisa e extensão e qualificarem ainda mais esse espaço de divulgação científica. A RevNUPE segue o sistema de publicação em fluxo contínuo e não cobra nenhuma taxa para submissão ou editoração de textos. Conheça um pouco mais sobre esse processo clicando no seguinte link: https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions.

     

    Atenciosamente,

    Equipe Editorial RevNUPE

     

    Saiba mais sobre A RevNUPE acaba de publicar o Dossiê “PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO”
  • Chamada para Dossiê Temático: “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”

    2021-11-29

    O território camponês está ameaçado na produção da vida, da cultura e do trabalho.   Diuturnamente, homens, mulheres e crianças sofrem violações de diretos que salvaguardam a vida e toda a sociobiodiversidade, em função da subserviência do Estados aos interesses do capital. O grande capital se expande e se apropria da terra, das tecnologias e do conhecimento, e com o objetivo de controlar a agricultura, e consequentemente o rumo da produção da vida no campo, chega de forma contundente nas escolas, através das reformas educacionais.

    Nesse cenário, os movimentos e organizações sociais populares ampliam suas estratégias de resistência e se erguem em defesa dos direitos conquistados, inclusive, o direito à educação.  Nas escolas, e Universidades professores/as se desdobram para manter vivo o diálogo com as comunidades e enfrentar a padronização imposta pela Base Nacional Comum Curricular.

    O primeiro dossiê sobre Educação do Campo da RevNupe traz como temática - “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”. O objetivo é reunir artigos que dialoguem sobre as lutas camponeses pelo direito à educação e a práxis educativa nos movimentos sociais, comunidades, escolas e universidades para consolidar a Educação do Campo como direito e instrumento de luta social na direção de outro projeto histórico.

    Os artigos a compor esse Dossiê podem versar sobre o projeto político-pedagógico das escolas do campo; práticas pedagógicas emancipatórias; a formação de professores e professoras; as interrelações da educação com outras práticas sociais; a Educação do Campo no contexto pandêmico do Sars-Cov-2; financiamento e gestão da Educação do Campo sob a égide da austeridade econômica; atividades de extensão rural com foco no trabalho formativo comunitário; resultados de projetos de ensino  pesquisa, extensão e estágio em espaços escolares e não escolares.

    Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (REVNUPE), realizando a submissão na seção “DOSSIÊ - A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”, devendo o texto atender às normas da revista e do template. Os artigos que comporão o presente dossiê serão publicados logo após a finalização do processo de avaliação, aprovação, revisão e diagramação.

    Período de submissões (PRORROGADO):  de 10 de dezembro de 2021 a 10 de abril de 2022.

    Orientações para autor(es/as): Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema, e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

    https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

    As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras/editoras quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site. 

    Organizadoras:

    Ivânia Paula Freitas de Souza Sena – Professora Assistente do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação (UFBA). Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial – da UNEB (CAECDT); Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP). Membro do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/UNEB).

    Maria Elizabeth Souza Gonçalves - Professora do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Ecologia Humana e Desenvolvimento Socioambiental (UNEB); Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial – da UNEB (CAECDT); Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP) e Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede Peccs). Membro do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/UNEB).

    Maria do Socorro Silva, professora associada da Universidade Federal de Campina Grande -Campus CDSA/UAEDUC. Doutora em Educação. Professora do PPGED e da LeCampo. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica-Nupeforp. Membro do Fórum Nacional de Educação do Campo e da Rede de Educacao do Semiárido Brasileiro(Resab). Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação (Redap) e da Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede Peccs).

    Marize Souza Carvalho - Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, Vice -coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação do Campo (GEPEC/UFBA), integrante da Rede de Educação Profissional e Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação Profissional e Tecnológica Pública da Bahia (REDEEPT).

     

    Saiba mais sobre Chamada para Dossiê Temático: “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”
  • Chamada pública para Dossiê temático: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    2021-07-26

    Chamada pública para Dossiê temático:

    PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA.

    Ementa

    Sexualidades, Gênero e Raça/Etnias são temáticas que possuem especial relevância nos estudos contemporâneos. Os pertencimentos de raças-etnias, gênero e sexualidades interferem na socialização e nas vivências, em diferentes espaços sociais educativos, afetando negativamente a construção identitária dos sujeitos, que por sua vez sofrem com silenciamentos, negações e discriminações. Deste modo, ampliar o conhecimento dos processos de produção de saberes no campo da educação básica que discutam relações raciais, de gênero e sexualidades em diferentes espaços sociais educativos têm se constituído uma das principais estratégias de enfrentamento na perspectiva dos estudos feministas, no que se refere à produção de conhecimentos e práticas antirracistas e promotoras de igualdade.

    Os últimos anos foram fundantes quanto à interlocução entre essas categorias-conceitos, configurando interfaces e indicando construção de epistemologias por e para as/os investigadoras/es das áreas temáticas. De que maneira as categorias Sexualidades, Gênero e Raças/Etnias têm contribuído para a produção de saberes, gestão do conhecimento e desenvolvimento de práticas mais igualitárias?

    O propósito é discutir processos de identificação, suas estratégias educativas e culturais e as múltiplas intersecções, ampliando o conhecimento dos processos de produção de desigualdades a partir das relações étnico-raciais, de gênero e das sexualidades, no intuito de possibilitar o fortalecimento de ações a partir de espaços educativos formais e não formais, procurando debater os processos e modos de exclusão de grupo subalternizados, com especial interesse em enfoques e metodologias teóricas e empíricas que se contraponham ao processo de ensino tradicional e excludente, apresentando alternativas de transformação e equidade com vista a uma pedagogia libertária.

    O presente dossiê busca despertar o aprofundamento de novas discussões e contribuições de pesquisadores/as cujos aspectos centrais dos estudos que: (1) abarque as reflexões sobre a existência de pesquisas sobre a sexualidades, gênero e raças/etnias com foco na educação básica; (2) apresentar novos resultados de pesquisas realizadas nesse contexto; e, (3) propor mais aportes teóricos e soluções metodológicas inovadoras para lidar com essas realidades em espaços educativos.

    Pretende-se, portanto, congregar pesquisadoras(es) que tenham se dedicado em evidenciar, problematizar e produzir conhecimentos e promover diálogos sobre experiências com propostas que discutam práticas sociais e/ou pedagógicas e suas formas de lidar com as questões de sexualidades, gênero e etnias.

    Os trabalhos resultantes de pesquisa empírica ou bibliográfica devem ser submetidos pelo site da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (REVNUPE), realizando a submissão do manuscrito na seção “DOSSIÊ:  PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA-ETNIAS- MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA” e em conformidade com todas as normas da revista e do template. Os artigos que comporão o presente dossiê são publicados logo após a finalização do processo de avaliação, revisão e diagramação.

    Submissões prorrogadas: até 16 novembro de 2021.

    Orientações para autor(es/as):

    Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:

    https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions

    As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras/editoras quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site.  

    Organizadoras:

    Maria José Souza Pinho - Professora Adjunta da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII e docente Programa de Pós-Graduação em Educação e Diversidade- PPGED/UNEB. Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Extensão em Biologia (LIPEEBIO) e do Núcleo PIBID.  Líder do Grupo de Estudos em Educação Científica (GEEC/UNEB). Associada e Secretaria SBRASH(Gestão 2020-2022).

    Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes - Tereza Cristina Pereira Carvalho Fagundes - Doutora em Educação e professora aposentada da Universidade Federal da Bahia. Pesquisadora, extensionista e autora de publicações na área de Educação em Sexualidade, entre outras. Associada SBRASH, Diretora de Relacionamento e Delegada Regional na Bahia (Gestão 2020/2022). Membro da Commission de Educación y Formación Continua de FLASSES (2018-2021). Pesquisadora DIFEBA/UNEB.

    Eliana do Sacramento de Almeida – Professora da Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação/Campus VII. Enfermeira. Doutoranda em Enfermagem e Saúde (PPGENF/UFBA). Mestra em Educação e Diversidade (MPED/UNEB). Vice coordenadora do Laboratório de História e Cultura Afro-Brasileira e Currículo Mariinha Rodrigues (LahAfro/UNEB).

    Saiba mais sobre Chamada pública para Dossiê temático: PRODUÇÃO E GESTÃO DO CONHECIMENTO EM SEXUALIDADES, GÊNERO E RAÇA/ETNIAS: MÚLTIPLAS INTERSEÇÕES NA EDUCAÇÃO BÁSICA
  • A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) inicia seus trabalhos editoriais

    2021-05-18

    A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) inicia seus trabalhos editoriais e convida a todos e todas para submeterem seus artigos e relatos de experiência, oriundos das diferentes práticas de pesquisa e extensão, no volume 1 de 2021 (fluxo contínuo). 

    Saiba mais sobre A Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE) inicia seus trabalhos editoriais