Chamada para Dossiê Temático: “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”
O território camponês está ameaçado na produção da vida, da cultura e do trabalho. Diuturnamente, homens, mulheres e crianças sofrem violações de diretos que salvaguardam a vida e toda a sociobiodiversidade, em função da subserviência do Estados aos interesses do capital. O grande capital se expande e se apropria da terra, das tecnologias e do conhecimento, e com o objetivo de controlar a agricultura, e consequentemente o rumo da produção da vida no campo, chega de forma contundente nas escolas, através das reformas educacionais.
Nesse cenário, os movimentos e organizações sociais populares ampliam suas estratégias de resistência e se erguem em defesa dos direitos conquistados, inclusive, o direito à educação. Nas escolas, e Universidades professores/as se desdobram para manter vivo o diálogo com as comunidades e enfrentar a padronização imposta pela Base Nacional Comum Curricular.
O primeiro dossiê sobre Educação do Campo da RevNupe traz como temática - “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”. O objetivo é reunir artigos que dialoguem sobre as lutas camponeses pelo direito à educação e a práxis educativa nos movimentos sociais, comunidades, escolas e universidades para consolidar a Educação do Campo como direito e instrumento de luta social na direção de outro projeto histórico.
Os artigos a compor esse Dossiê podem versar sobre o projeto político-pedagógico das escolas do campo; práticas pedagógicas emancipatórias; a formação de professores e professoras; as interrelações da educação com outras práticas sociais; a Educação do Campo no contexto pandêmico do Sars-Cov-2; financiamento e gestão da Educação do Campo sob a égide da austeridade econômica; atividades de extensão rural com foco no trabalho formativo comunitário; resultados de projetos de ensino pesquisa, extensão e estágio em espaços escolares e não escolares.
Os trabalhos devem ser submetidos pelo site da Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (REVNUPE), realizando a submissão na seção “DOSSIÊ - A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”, devendo o texto atender às normas da revista e do template. Os artigos que comporão o presente dossiê serão publicados logo após a finalização do processo de avaliação, aprovação, revisão e diagramação.
Período de submissões (PRORROGADO): de 10 de dezembro de 2021 a 10 de abril de 2022.
Orientações para autor(es/as): Todas as propostas deverão ser enviadas via sistema, e as diretrizes para apresentação do(s) manuscrito(s) constam no portal da revista:
https://www.revistas.uneb.br/index.php/revnupe/about/submissions
As submissões passarão por análise preliminar das organizadoras/editoras quanto a adequação ao escopo do dossiê temático. Caso tenham aderência à proposta, serão encaminhadas para o processo de revisão por pares do tipo duplo cego, conforme as normas da revista disponíveis no site.
Organizadoras:
Ivânia Paula Freitas de Souza Sena – Professora Assistente do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutora em Educação (UFBA). Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial – da UNEB (CAECDT); Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP). Membro do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/UNEB).
Maria Elizabeth Souza Gonçalves - Professora do Departamento de Educação – Campus VII da Universidade do Estado da Bahia. Doutoranda em Ecologia Humana e Desenvolvimento Socioambiental (UNEB); Membro do Centro Acadêmico de Educação do Campo e Desenvolvimento Territorial – da UNEB (CAECDT); Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação Pública (REDAP) e Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede Peccs). Membro do Grupo de Pesquisa Educação do Campo, Trabalho, Contra-hegemonia e Emancipação Humana (GEPEC/UNEB).
Maria do Socorro Silva, professora associada da Universidade Federal de Campina Grande -Campus CDSA/UAEDUC. Doutora em Educação. Professora do PPGED e da LeCampo. Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação do Campo, Formação de Professores/as e Prática Pedagógica-Nupeforp. Membro do Fórum Nacional de Educação do Campo e da Rede de Educacao do Semiárido Brasileiro(Resab). Membro da Rede Diversidade e Autonomia na Educação (Redap) e da Rede Latinoamericana de Pesquisadores em Educação do Campo, da Cidade e Movimentos Sociais (Rede Peccs).
Marize Souza Carvalho - Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (FACED/UFBA) e professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Currículo, Linguagens e Inovações Pedagógicas, Vice -coordenadora do Grupo de Estudo e Pesquisa da Educação do Campo (GEPEC/UFBA), integrante da Rede de Educação Profissional e Rede de Ensino, Pesquisa e Extensão de Educação Profissional e Tecnológica Pública da Bahia (REDEEPT).