A Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo Multisseriadas:
uma análise desde o PIBID no Curso de Pedagogia da UNEB - Campus VII.
Palavras-chave:
Educação do Campo;, Educação do Campo; Escola do Campo;, Organização do Trabalho PedagógicoResumo
O artigo apresenta uma análise sobre o tema da organização do trabalho pedagógico nas Escolas do Campo multisseriadas a partir do subprojeto do Programa de Iniciação à Docência – PIBID, desenvolvido entre os anos 2014-2016 no Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da UNEB – Campus VII.A análise se sustenta nos princípios do materialismo histórico-dialético a partir das categorias analíticas contradição, realidade e possibilidade. A discussão problematiza a seriação como forma hegemônica de organização do ensino, apontando o conceito de multisseriação como resultante dessa forma escolar dominante. Faz uma relação entre a organização do trabalho pedagógico com as formas de reprodução e ou contraposição à hegemonia social, indicando que a escola, na sociedade capitalista, tende a reproduzir suas formas de dominação. Contudo, a luta de classes travada no seio da sociedade do capital, também atravessa a escola, o que lhe coloca na situação de não apenas reprodução dos interesses dominantes, mas no seu confronto. Desse modo, apontamos que forma e conteúdo não podem ser vistos separadamente, sendo necessário criar uma unidade não contraditória entre ambos. Assim, problematiza-se e propõe, á luz de artigos e trabalhos desenvolvidos com ex-bolsistas do PIBID nos anos de 2016 e 2020, a importância dos Estudos sobre o campo e a educação do Campo na formação inicial e continuada de professores, destacando os desafios que essa discussão encontra para adentrar as Secretarias de Educação e escolas. Conclui-se destacando proposições que podem colaborar com a superação desses desafios, ressaltando o papel da universidade pública nesse contexto.
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