Encontros Universidade e Escolas do Campo: apontamentos sobre as práticas pedagógicas no contexto da reforma agrária e a formação de educadores do campo

Autores

Palavras-chave:

Reforma Agrária; Educação do Campo; Movimentos Sociais; Práticas Pedagógicas.

Resumo

O projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia intitulado “Encontros Universidade e Escolas do Campo: práticas pedagógicas e currículo no contexto da Reforma Agrária na Bahia” teve por objetivo promover uma interação dialógica entre a Universidade e Escolas de Educação Básica do Campo. Tal projeto foi viabilizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Sua realização foi possível na parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e tendo em conta a inserção e atuação no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias. Considerando o cenário deflagrado pela pandemia da Covid-19, o projeto de extensão teve suas atividades desenvolvidas por intermédio de plataformas digitais, com a realização de encontros de formação continuada de educadoras e educadores atuantes nas escolas de Educação Básica no contexto da reforma agrária na Bahia. A efetivação do projeto permitiu sistematizar elementos relacionados às práticas pedagógicas realizadas pelas escolas do campo. Os procedimentos metodológicos adotados estiveram sustentados na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e na inserção extensionista nas atividades do projeto, em especial, no diálogo com as educadoras e educadores das escolas do campo. Como resultados, foram sendo identificados, por meio da escuta, elementos que evidenciam a fragilidade dos processos escolares no período pandêmico. Por outro lado, também foram verificadas ações promissoras que intensificam a relação da escola com as Comunidades, recolocando e afirmando a materialidade de origem da Educação do Campo como pauta atual da escola do campo no contexto da reforma agrária na Bahia.

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Biografia do Autor

Alex Verdério, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Doutor em Educação (2018) pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Mestre em Educação (2011) e Licenciado em Pedagogia para Educadores do Campo (2008) pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). Especialista em Trabalho, Educação e Movimentos Sociais (2013) pela Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV-FIOCRUZ). É professor adjunto no Centro de Formação de Professores (CFP) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), onde atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Educação do Campo (PPGEDUCAMPO) - Mestrado Profissional em Educação do Campo, no Curso de Licenciatura em Educação do Campo - Ciências Agrárias, como Coordenador do Curso de Tecnologia em Agroecologia e como Coordenador Institucional do Programa Residência Pedagógica. Pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Educação do Campo, Agroecologia e Movimentos Sociais (GECA-UFRB). Pesquisador do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais (GPPS-UNIOESTE). Integra o Núcleo de Educação do Campo, Desenvolvimento Territorial e Agroecologia do Vale do Jiquiriça (NUCAMPO) e a Rede Latino-Americana de Estudos e Pesquisas Marxistas em Educação do Campo. Entre 2011 e 2014 atuou como professor colaborador na UNIOESTE e entre 2014 e 2019 atuou como professor efetivo da Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Laranjeiras do Sul (UFFS-LS), onde foi Coordenador Adjunto de Extensão, supervisor-formador do Programa Escola da Terra no Paraná e orientador no Programa Residência Pedagógica. Mantém vínculo com a Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória (COPAVI). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação do Campo, Prática de Ensino, Movimentos Sociais, Escola, Organização do Trabalho Pedagógico, Educação em Agroecologia e Pesquisa Educacional.

Joice Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia - UFRB

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação do Campo- Ciências Agrárias pela Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) no Centro de Formação de Professores (CFP).

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Verdério, A., & Santos, J. F. dos. (2022). Encontros Universidade e Escolas do Campo: apontamentos sobre as práticas pedagógicas no contexto da reforma agrária e a formação de educadores do campo. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202202v2. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13820

Edição

Seção

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades