Encontros Universidade e Escolas do Campo: apontamentos sobre as práticas pedagógicas no contexto da reforma agrária e a formação de educadores do campo
Parole chiave:
Reforma Agrária; Educação do Campo; Movimentos Sociais; Práticas Pedagógicas.Abstract
O projeto de extensão vinculado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia intitulado “Encontros Universidade e Escolas do Campo: práticas pedagógicas e currículo no contexto da Reforma Agrária na Bahia” teve por objetivo promover uma interação dialógica entre a Universidade e Escolas de Educação Básica do Campo. Tal projeto foi viabilizado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária. Sua realização foi possível na parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e tendo em conta a inserção e atuação no curso de Licenciatura em Educação do Campo – Ciências Agrárias. Considerando o cenário deflagrado pela pandemia da Covid-19, o projeto de extensão teve suas atividades desenvolvidas por intermédio de plataformas digitais, com a realização de encontros de formação continuada de educadoras e educadores atuantes nas escolas de Educação Básica no contexto da reforma agrária na Bahia. A efetivação do projeto permitiu sistematizar elementos relacionados às práticas pedagógicas realizadas pelas escolas do campo. Os procedimentos metodológicos adotados estiveram sustentados na pesquisa bibliográfica, na pesquisa documental e na inserção extensionista nas atividades do projeto, em especial, no diálogo com as educadoras e educadores das escolas do campo. Como resultados, foram sendo identificados, por meio da escuta, elementos que evidenciam a fragilidade dos processos escolares no período pandêmico. Por outro lado, também foram verificadas ações promissoras que intensificam a relação da escola com as Comunidades, recolocando e afirmando a materialidade de origem da Educação do Campo como pauta atual da escola do campo no contexto da reforma agrária na Bahia.
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