A Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo Multisseriadas:

uma análise desde o PIBID no Curso de Pedagogia da UNEB - Campus VII.

Autori

  • Ivânia Paula Freitas de Souza Sena

Parole chiave:

Educação do Campo;, Educação do Campo; Escola do Campo;, Organização do Trabalho Pedagógico

Abstract

O artigo apresenta uma análise sobre o tema da organização do trabalho pedagógico nas Escolas do Campo multisseriadas a partir do subprojeto do Programa de Iniciação à Docência – PIBID, desenvolvido entre os anos 2014-2016 no Curso de Pedagogia do Departamento de Educação da UNEB – Campus VII.A análise se sustenta nos princípios do materialismo histórico-dialético a partir das categorias analíticas contradição, realidade e possibilidade. A discussão problematiza a seriação como forma hegemônica de organização do ensino, apontando o conceito de multisseriação como resultante dessa forma escolar dominante. Faz uma relação entre a organização do trabalho pedagógico com as formas de reprodução e ou contraposição à hegemonia social, indicando que a escola, na sociedade capitalista, tende a reproduzir suas formas de dominação. Contudo, a luta de classes travada no seio da sociedade do capital, também atravessa a escola, o que lhe coloca na situação de não apenas reprodução dos interesses dominantes, mas no seu confronto.  Desse modo, apontamos que forma e conteúdo não podem ser vistos separadamente, sendo necessário criar uma unidade não contraditória entre ambos. Assim, problematiza-se e propõe, á luz de artigos e trabalhos desenvolvidos com ex-bolsistas do PIBID nos anos de 2016 e 2020, a importância dos Estudos sobre o campo e a educação do Campo na formação inicial e continuada de professores, destacando os desafios que essa discussão encontra para adentrar as Secretarias de Educação e escolas. Conclui-se destacando proposições que podem colaborar com a superação desses desafios, ressaltando o papel da universidade pública nesse contexto.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Riferimenti bibliografici

BRASIL, Lei 9394/96 de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm. Acesso em 10. ago. 2024

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CEB nº 02/2008, de 28 de abril de 2008 – Estabelece Diretrizes complementares, normas e princípios para o desenvolvimento de políticas públicas de atendimento da Educação do Campo. Brasília, 2008. Disponível em https://www.gov.br/mec/pt-br Acesso em 30. jul. 2024.

Brasil, Decreto nº 7352, de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – PRONERA. Brasília, 2010.

BRASIL, INEP/MEC. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Ministério da Educação. Censo Escolar da Educação Básica 2023 - Resumo Técnico (versão preliminar). Diretoria de Estatísticas Educacionais. Brasília-DF, 2024.

BORGES, Viviany Gonçalves Lino; BATISTA, Erlinda Martins; SALES, Antonio. Dois Sistemas de Ensino, Simultâneo e Mútuo: Vividos e Narrados por Dois Professores de Diferentes Gerações. In: Revista Ensino, Educação, Ciências Humanas., v. 19, n.2, p. 233-240, 2018.

CALDART, Roseli Salete. Educação do campo 20 anos: um balanço da construção político-formativa In: GUEDES, Camila Guimarães; SANTOS, Clarice Aparecida dos.; ROCHA, Eliene Novaes; ANJOS, Maura Pereira dos.; MOLINA, Mônica Castagna.; (orgs.) Memória dos 20 anos da educação do campo e do Pronera. Brasília, Universidade de Brasília; 1ª Ed. Cidade Gráfica e Editora, 2018. Disponível em https://fonec.org/wp-content/uploads/2021/04/Memoria-dos-20-anos-da-educacao-do-campo-e-do-PRONERA_16.04.2021.-1.pdf. Acesso em 05 ago.2024.

CALDART, Roseli Salete. Sobre as tarefas educativas da Escola e a atualidade. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2023. In: LIMA, A. M.; FRANÇA, C. F. DE S.; FILHO, J. C. A. O.; ALMEIDA, L.F.DE S.; (orgs). A ideologia do capital e a mercantilização da educação no contexto neoliberal [livro eletrônico]. Coletânea Diálogos Críticos. V. 6. Senhor do Bonfim, Nova Terra Editora. Disponível em https://www.novaterraeditora.com.br/academico-cientifica/ Acesso em 4. jul.2024.

COMENIUS, Didática Magna. Rio de Janeiro: Editora Rio, 1978.

DIAS, Adlândia do Nascimento., SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza., SOUZA, Jaini Pereira Xavier. A organização do trabalho pedagógico em escolas multisseriadas do campo: reflexões e possibilidades. Revista Brasileira de Educação do Campo, RBEC. Tocantinópolis/Brasil. v. 5. 2020. Disponível em https://periodicos.ufnt.edu.br/index.php/campo/article/view/8201 cesso em 14 jul. 2024

DUARTE, Newton. Vigotski e o "aprender a aprender": crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. Campinas: 2. ed. rev. e ampl. — Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção educação contemporânea). Disponível em https://www.afoiceeomartelo.com.br/posfsa/autores/Duarte,%20Newton/Vigotski%20e%20o%20Aprender%20a%20Aprender.pdf Acesso em 10. ago. 2024.

FREITAS, Luiz Carlos de. Avaliação: para além da “forma escola”. In: Educação: Teoria e Prática, [S. l.], v. 20, n. 35, p. 89, 2010. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/4086. Acesso em: 14 ago. 2024.

FREITAS, Luiz Carlos de. Os reformadores empresariais da educação e a disputa pelo controle do processo pedagógico na escola. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 35, nº. 129, p. 1085-1114, out.-dez., 2014. Disponível em https://www.scielo.br/j/es/a/xm7bSyCfyKm64zWGNbdy4Gx/?format=pdf Acesso em 13. ago.2024

HAGE, Salomão Mufarrej. Por uma escola do campo de qualidade social: transgredindo o paradigma (multi) seriado de ensino. Em Aberto, Brasília, v. 24, n. 85, p. 97-113, abr. 2010.

MARTINS, Lígia Marcea., In: DUARTE, Newton., org. Formação de professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010. 191 p. Disponível em http://books.scielo.org Acesso em 9.ago. 2024.

MARX, Karl. Contribuição à crítica da filosofia do direito de Hegel: Introdução. São Paulo:

Expressão Popular, 2010.

MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. 17. ed. Rio de Janeiro: Civilização

Brasileira, 1999. Livro 1. v. 1 e 2.

MOLINA, M. C.; FREITAS, H. C. A. Avanços e desafios na construção da Educação do Campo. Revista Em Aberto, Brasília, v. 24, n, 85, p. 17-31, 2011. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/view/3082/2817 Acesso em 05.jul. 2024

NEVES, Fátima Maria.O método lancasteriano e o projeto de Formação disciplinar do povo (São Paulo, 1808 – 1889), 2003.Tese de doutorado. Faculdade de Ciências e

Letras de Assis – UNESP, Assis–SP. Disponível em https://acervodigital.unesp.br/handle/11449/103191?mode=simple Acesso em 04. Ago, 2024.

OLIVEIRA, Maria Vilela. Formação continuada de professores alfabetizadores: o PNAIC E seus impactos. Revista Brasileira de Alfabetização – ABAlf, Belo Horizonte, MG. v. 1 n. 8 , p. 193-208 . jul./dez. 2018

KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Trad. NEVES, Célia; TORÍBIO, Alderico. Rio de

Janeiro: Paz e Terra, 2010.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia: teorias da educação, curvatura da vara, onze teses sobre a educação política. Edição Comemorativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

SAVIANI, Dermeval. Educação escolar, currículo e sociedade: o problema da Base Nacional Comum. In: Curricular. Movimento, Revista de Educação, 2016. Disponível em https://doi.org/10.22409/mov.v0i4.296. Acesso em 10. ago. 2024.

SAVIANI, Dermeval. A pedagogia histórico-crítica na Educação do Campo. In: Jaqueline Daniela Basso; José Leite dos Santos Neto; Maria Cristina dos Santos Bezerra (Orgs) Pedagogia histórico-crítica e educação no campo: história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016. 305p.

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica, construção do ser social e educação ambiental. Geografia Ensino & Pesquisa, Santa Maria, v. 26, Ed. Esp., e8, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5902/2236499473548 Acesso em: 30. jul. 2024.

SILVA, Raimunda Pereira.; SENA, Ivânia Paula Freitas de Souza. Educação do campo, experiência e formação docente numa perspectiva política emancipadora. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 1, p. 231-254, 2016. Disponível em https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/campo/article/view/2239. Acesso em 17 jul. 2024.

SILVA. Valdilene Aleixo da. Educação do Campo: classes multisseriadas e a formação docente para as escolas do campo. Seminário Interterritorial de Educação do Campo no Semiárido – Terra Trabalho e Educação, Juazeiro, Ba, 2016.

UNEB, Universidade do Estado da Bahia. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus VII, Senhor do Bonfim, 2020.

Pubblicato

2024-12-18

Come citare

Sena, I. P. F. de S. (2024). A Organização do Trabalho Pedagógico nas Escolas do Campo Multisseriadas: : uma análise desde o PIBID no Curso de Pedagogia da UNEB - Campus VII. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 4(2), e202402v2. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/22192

Fascicolo

Sezione

DOSSIÊ: Educação, Ciências e Artes Cênicas nos Programa PIBID e Residência Pedagógica