A produção acadêmica sobre o Pronera em cursos de pós-graduação no Brasil (2000-2018)
Palavras-chave:
Produção Acadêmica; Mestrado e Doutorado; Pronera; Educação do CampoResumo
O presente artigo tem como objetivo contribuir com os processos de análise acerca das características e tendências da produção acadêmica sobre o Pronera nos programas de pós-graduação no Brasil. Para tanto, buscou-se mapear a produção acadêmica sobre o Pronera em nível de Mestrado e Doutorado nos programas de pós-graduação do Brasil entre os anos de 2000 e 2018, ao passo que buscou-se apresentar as principais características da referida produção. A investigação se insere no campo de estudos de revisão, adotando uma abordagem quanti-qualitativa e tendo como estratégia de coleta de dados a análise documental. O referencial teórico está ancorado em autores como Caldart (2009), Molina (2003), Cavalcante e Batista (2014), Santos (2020) e Medeiros (2021). As conclusões do trabalho apontam que a área de estudos em Educação do Campo, em especial sobre o Pronera, vem se constituindo como um campo científico recente e em constante expansão.
Downloads
Referências
ALBUQUERQUE, Joelma de Oliveira. Crítica à Produção de Conhecimento sobre a Educação do Campo no Brasil: teses e antíteses sobre a educação dos trabalhadores no início do século XXI. Tese (Doutora em Educação). 227 f. Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2011.
BERGER, Peter Ludwig; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. Petrópolis, Vozes, 1985.
BRASIL. Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), 2020. História do PRONERA. Disponível em: https://antigo.incra.gov.br/pt/educacao.html?id=230. Acesso em 01/12/2021.
BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária. Brasília: MDA, s/d.
BRASIL. Instituto de Pesquisas Econômicas Aplicadas (IPEA). II Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária (II PNERA). Brasília, 2015.
CALDART, Roseli Salete. Educação do campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p. 35-64, 2009.
CAVALCANTE, Ludmila Oliveira Holanda; BATISTA, Maria do Socorro Xavier. A produção e a socialização da pesquisa sobre a Educação do Campo a partir dos encontros de pesquisa e pós graduação do Norte e Nordeste (EPENN): período 2007 – 2011. In: GOMES, Alfredo Macedo; LEAL, Telma Ferraz (orgs.). Recife: Editora da UFPE, 2014.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 295-316, 2008.
DAMASCENO, Maria Nobre; BESERRA, Bernadete. Estudos sobre educação rural no Brasil: estado da arte e perspectivas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 73-89, jan./abr. 2004.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1995.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
KOLLING, Edgar Jorge; CERIOLI, Paulo Ricardo; CALDART, Roseli Salete (orgs.). Educação do campo: identidade e políticas públicas, Brasília, DF: articulação nacional Por uma Educação Básica do Campo, 2002.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LUKÁCS, György. Introdução a uma estética marxista: sobre a categoria da particularidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Metodologia cientifica: ciência e conhecimento científico, métodos científicos, teoria, hipóteses e variáveis. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.
MEDEIROS, Leonilde Servolo de. Atores, conflitos e políticas públicas para o campo no Brasil contemporâneo. Caderno CrH, Salvador, v. 34, p. 1-16, 2021.
MINAYO, Maria Cecilia de Souza; DESLANDES, Suely Ferreira. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 25. ed. rev. atual. Petrópolis: Vozes, 2007. 108p.
MOLINA, Mônica Castagna. A Contribuição do PRONERA na construção de políticas públicas de Educação do Campo e Desenvolvimento Sustentável. Brasília, 2003. (Tese) Doutorado em Desenvolvimento Sustentável. Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília.
MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. Contribuições do PRONERA à Educação do Campo no Brasil: Reflexões a partir da tríade: Campo-Políticas Públicas- Educação. IN: SANTOS, Clarice Aparecida dos; MOLINA, Mônica C.; JESUS, Sônia Meire Santos Azevedo de. (Orgs.). Memória e História do PRONERA: Contribuições do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária para a Educação do Campo. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2010.
MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Izabel. Educação do Campo: história prática e desafios no âmbito das políticas de formação de educadores - reflexões sobre o PRONERA e PROCAMPO. Reflexão e Ação, v. 22 n. 2, p.220-253, 2014.
MOLINA, Mônica Castagna; ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel; MARTINS, Maria de Fátima Almeida Martins. A produção do conhecimento na licenciatura em Educação do Campo: desafios e possibilidades para o fortalecimento da educação do campo. Revista Brasileira de Educação v. 24, 2019.
MORISSAWA, Mitsue. A história da luta pela terra e o MST. São Paulo: Expressão Popular, 2001.
VIEIRA, Evaldo. Os direitos e a política social. São Paulo: Cortez, 2004.
MUNIZ, Daise Ferreira; LERRER, Débora Franco. O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA): uma política pública para a democratização do Brasil. Inter-Ação, Goiânia, v. 43, n. 1, p. 259-280, jan./abr. 2018. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.5216/ia.v43i1.46105.
PALUDO, Conceição; DOLL, Johannes. Pesquisa e formação de educadores nos movimentos sociais do campo. In: CALDART, Roseli Salete; PALUDO, Conceição; DOLL, Johannes. (orgs.) Como se formam os sujeitos do campo? Idosos, Adultos, Jovens, Crianças e Educadores. Brasília: PRONERA/NEAD, 2006. p.19-23.
VOSGERAU, Dilmeire Sant’Anna Ramos; ROMANOWSKI, Joana Paulin. Estudos de revisão: implicações conceituais e metodológicas. Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 14, n. 41, p. 165-189, jan./abr. 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.