A produção acadêmica sobre o Pronera em cursos de pós-graduação no Brasil (2000-2018)
Parole chiave:
Produção Acadêmica; Mestrado e Doutorado; Pronera; Educação do CampoAbstract
O presente artigo tem como objetivo contribuir com os processos de análise acerca das características e tendências da produção acadêmica sobre o Pronera nos programas de pós-graduação no Brasil. Para tanto, buscou-se mapear a produção acadêmica sobre o Pronera em nível de Mestrado e Doutorado nos programas de pós-graduação do Brasil entre os anos de 2000 e 2018, ao passo que buscou-se apresentar as principais características da referida produção. A investigação se insere no campo de estudos de revisão, adotando uma abordagem quanti-qualitativa e tendo como estratégia de coleta de dados a análise documental. O referencial teórico está ancorado em autores como Caldart (2009), Molina (2003), Cavalcante e Batista (2014), Santos (2020) e Medeiros (2021). As conclusões do trabalho apontam que a área de estudos em Educação do Campo, em especial sobre o Pronera, vem se constituindo como um campo científico recente e em constante expansão.
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