A produção acadêmica sobre o Pronera em cursos de pós-graduação no Brasil (2000-2018)

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Mots-clés :

Produção Acadêmica; Mestrado e Doutorado; Pronera; Educação do Campo

Résumé

O presente artigo tem como objetivo contribuir com os processos de análise acerca das características e tendências da produção acadêmica sobre o Pronera nos programas de pós-graduação no Brasil. Para tanto, buscou-se mapear a produção acadêmica sobre o Pronera em nível de Mestrado e Doutorado nos programas de pós-graduação do Brasil entre os anos de 2000 e 2018, ao passo que buscou-se apresentar as principais características da referida produção. A investigação se insere no campo de estudos de revisão, adotando uma abordagem quanti-qualitativa e tendo como estratégia de coleta de dados a análise documental. O referencial teórico está ancorado em autores como Caldart (2009), Molina (2003), Cavalcante e Batista (2014), Santos (2020) e Medeiros (2021). As conclusões do trabalho apontam que a área de estudos em Educação do Campo, em especial sobre o Pronera, vem se constituindo como um campo científico recente e em constante expansão.

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Bibliographies de l'auteur-e

Maria Clara de Sousa Costa, Universidade Estadual do Piauí

Formada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Sociedade e Cultura (PPGSC/UESPI). Membro do Núcleo de Estudo Pesquisa e Extensão em Educação do Campo (NUPECAMPO) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Gestão da Educação (NUPPEGE).  Membro do Fórum Piauiense de Educação do Campo (FOPEC). Desenvolve pesquisas nas áreas de Política Educacional e Educação do Campo.

Lucineide Barros Medeiros, Universidade Estadual do Piauí

Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí (1998), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2004) e Doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS (2010); durante um semestre letivo (2009/1) esteve integrada às atividades acadêmicas do Doutorado em Educação da Universidad Pedagógica Nacional da Colômbia. É Professora Adjunta, Dedicação Exclusiva, da Universidade Estadual do Piauí - UESPI. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Movimentos Sociais e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Popular, Educação do Campo, Educação e Participação Popular.

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Publié-e

2022-10-17

Comment citer

Frazão, J. S., Costa, M. C. de S., & Medeiros, L. B. . (2022). A produção acadêmica sobre o Pronera em cursos de pós-graduação no Brasil (2000-2018). Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202207v2. Consulté à l’adresse https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13987

Numéro

Rubrique

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades