O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade

Autores

Palavras-chave:

Educação do campo; universidade; licenciatura em educação do campo.

Resumo

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer, descrever e analisar as trajetórias sociais e escolares dos estudantes que ingressaram no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA) - UFV no ano de 2014, que atuam em movimentos sociais e populares do campo. Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como um estudo com abordagem qualitativa envolvendo a conjugação dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário, observação e realização de entrevistas semiestruturadas. Para esse artigo, tomamos como referência os dados obtidos a partir do questionário respondido por 60 estudantes da LICENA, que tratava de coletar informações sobre o percurso escolar dos licenciandos anterior ao ingresso no curso, níveis de escolarização e ocupação dos pais, faixa etária, sexo, vínculos com os movimentos sociais e populares do campo, dentre outros aspectos. Os dados obtidos foram analisados de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2005). As discussões e análises levam-nos a inferir que os estudantes do curso de licenciatura em Educação do Campo abarcam uma diversidade social, de modo que essas experiências podem proporcionar a universidade um processo de democratização que abranja os coletivos diversos em suas especificidades.

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Biografia do Autor

Natália Cristina Lopes, Universidade Federal de Viçosa

Especialista da Educação Básica na Escola Estadual Antônio Lopes Soares. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Pós Graduação em Psicopedagogia(2019). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2010) . Atuou como professora da Educação Básica nos Anos Finais no período de março/2021 a dezembro/2021. Foi tutora do Curso de Aperfeiçoamento Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral, promovido pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa no período de agosto/2013 a março/2014. Atualmente, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na linha de pesquisa: Alfabetização Tecnológica e Metodologias Ativas.

Tatiana da Rocha Vieira, Universidade Federal de Viçosa/ Departamento de Educação

Pedagoga, Especialista em Educação UFV, Mestre em Educação/UFV. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial / UCAM . Graduanda Em Educação Especial pela Unisanta. Atua com professora Substituta no Departamento de Educação/ UFV. Carga horária: 20 horas.

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Publicado

2022-10-17

Como Citar

Lopes, N. C., & Vieira, T. da R. . (2022). O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202209v2. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13953

Edição

Seção

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades

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