O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade
Palavras-chave:
Educação do campo; universidade; licenciatura em educação do campo.Resumo
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer, descrever e analisar as trajetórias sociais e escolares dos estudantes que ingressaram no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA) - UFV no ano de 2014, que atuam em movimentos sociais e populares do campo. Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como um estudo com abordagem qualitativa envolvendo a conjugação dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário, observação e realização de entrevistas semiestruturadas. Para esse artigo, tomamos como referência os dados obtidos a partir do questionário respondido por 60 estudantes da LICENA, que tratava de coletar informações sobre o percurso escolar dos licenciandos anterior ao ingresso no curso, níveis de escolarização e ocupação dos pais, faixa etária, sexo, vínculos com os movimentos sociais e populares do campo, dentre outros aspectos. Os dados obtidos foram analisados de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2005). As discussões e análises levam-nos a inferir que os estudantes do curso de licenciatura em Educação do Campo abarcam uma diversidade social, de modo que essas experiências podem proporcionar a universidade um processo de democratização que abranja os coletivos diversos em suas especificidades.
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