O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade

Autori

Parole chiave:

Educação do campo; universidade; licenciatura em educação do campo.

Abstract

O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo conhecer, descrever e analisar as trajetórias sociais e escolares dos estudantes que ingressaram no curso de Licenciatura em Educação do Campo (LICENA) - UFV no ano de 2014, que atuam em movimentos sociais e populares do campo. Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como um estudo com abordagem qualitativa envolvendo a conjugação dos procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica, aplicação de questionário, observação e realização de entrevistas semiestruturadas. Para esse artigo, tomamos como referência os dados obtidos a partir do questionário respondido por 60 estudantes da LICENA, que tratava de coletar informações sobre o percurso escolar dos licenciandos anterior ao ingresso no curso, níveis de escolarização e ocupação dos pais, faixa etária, sexo, vínculos com os movimentos sociais e populares do campo, dentre outros aspectos. Os dados obtidos foram analisados de acordo com os pressupostos da Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977; FRANCO, 2005). As discussões e análises levam-nos a inferir que os estudantes do curso de licenciatura em Educação do Campo abarcam uma diversidade social, de modo que essas experiências podem proporcionar a universidade um processo de democratização que abranja os coletivos diversos em suas especificidades.

Downloads

I dati di download non sono ancora disponibili.

Biografie autore

Natália Cristina Lopes, Universidade Federal de Viçosa

Especialista da Educação Básica na Escola Estadual Antônio Lopes Soares. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa (2016). Pós Graduação em Psicopedagogia(2019). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2010) . Atuou como professora da Educação Básica nos Anos Finais no período de março/2021 a dezembro/2021. Foi tutora do Curso de Aperfeiçoamento Proposta Curricular e Metodologias na Educação Integral, promovido pelo Departamento de Educação da Universidade Federal de Viçosa no período de agosto/2013 a março/2014. Atualmente, integra o Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Formação dos Profissionais da Educação (GEPPFOR) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) na linha de pesquisa: Alfabetização Tecnológica e Metodologias Ativas.

Tatiana da Rocha Vieira, Universidade Federal de Viçosa/ Departamento de Educação

Pedagoga, Especialista em Educação UFV, Mestre em Educação/UFV. Especialista em Atendimento Educacional Especializado e Educação Especial / UCAM . Graduanda Em Educação Especial pela Unisanta. Atua com professora Substituta no Departamento de Educação/ UFV. Carga horária: 20 horas.

Riferimenti bibliografici

ÂNGELO, Aline. Aparecida. O que é ser educador do campo: os sentidos construídos pelos estudantes do Curso de Licenciatura em Educação do Campo da FaE/UFMG. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de São João Del Rei, Minas Gerais, 2013, 150 p. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/mestradoeducacao/disserta%E7%E3o_final.pdf. Acesso em: 04 jul. 2014.

ANTUNES-ROCHA, Maria Isabel. Desafios e perspectivas na formação de educadores: reflexões a partir do curso de licenciatura em educação do campo desenvolvido na FAE/UFMG. In: SOARES, Leôncio de; et al. (Orgs.). Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

ARROYO, Miguel. González. Educação do campo: movimentos sociais e formação docente. In: SOARES, Leôncio et. al. Convergências e tensões no campo da formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010, p. 478-488.

ÁVILA, Rebeca Contrera; PORTES, Écio. Antônio. Notas sobre a mulher contemporânea no ensino superior. Mal-estar e Sociedade, ano II, n.2, Barbacena, jun, 2009, p.91-106. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/13. Acesso em: 12 nov. 2013.

BARBOSA, A. I. C. A organização do trabalho pedagógico na Licenciatura em Educação do Campo/UnB: do projeto à emergência e tramas do caminhar. Brasília, 2012, 352p. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade de Brasília, Brasília. Disponível em: https://repositorio.unb.br/handle/10482/11286. Acesso em: 04 jul. 2014.

BARDIN, Laurence. A análise da enunciação. In: Análise de Conteúdo. Lisboa: Editora Persona, Edições 70, 1977, p.169-174.

BRASIL. Ministério da Educação. LEI Nº 12.852/2013. Institui o estatuto da juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o sistema nacional de juventude. Brasília, 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2013/lei/l12852.htm. Acesso em: 05 jan. 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Programa De Apoio À Formação Superior Em Licenciatura Em Educação Do Campo (Procampo). Disponível em: HTTP://PORTAL.MEC.GOV.BR/INDEX.PHP?OPTION=COM_CONTENT&VIEW=ARTICLE&ID=12394&ITEMID=679. Acesso em: 15. Jan. 2014.

CALDART, Roseli. Salete. Educação do Campo: notas para uma análise de percurso. Trabalho, educação e saúde (online), Rio de Janeiro, v. 7, n. 1, p.35-64, 2009. Disponível em:https://www.scielo.br/j/tes/a/z6LjzpG6H8ghXxbGtMsYG3f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 24 jun.2013.

CALDART, Roseli. Salete. In: CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro, São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão Popular, 2012. 788p. Disponível em: https://www.epsjv.fiocruz.br/sites/default/files/l191.pdf. Acesso em: 05 jan. 2013.

COSTA, Eliane Miranda. A formação do educador do campo: um estudo a partir do Procampo. 2012. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Estado do Pará. Belém. Disponível em:https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/06/eliane_miranda_costa.pdf.

COSTA, Eliane Miranda. Formação de educadores/as do campo: reflexões acerca do programa de apoio a formação superior em licenciatura em educação do campo – procampo. Revista de Educação: Educere et Educare, vol. 8, nº 15. jan./jun. 2013, p. 107-118. Disponível em:https://e-revista.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/9196. Acesso em: 05 jan. 2013.

CUNHA, Maria Amália de Almeida. Expectativas de jovens camponeses na universidade: Os desafios de uma formação em nível superior. Inter-Ação, Goiânia, v. 36, n. 1, p. 263-283, jan/jun. 2011. Disponível: https://www.revistas.ufg.br/interacao/article/view/15040.

EUGÊNIO, B. G. Trajetórias de estudantes negros dos meios populares na UESB. Anais: Xi Congresso Luso Afro Brasileiro de Ciências Sociais, Salvador, 07 a 10 de Agosto de 2011, Universidade Federal da Bahia, Bahia, 2011.

FRANCO, Maria Laura Puglisi Barbosa. Análise de Conteúdo. 2 Ed. Brasília: Liber Livro, 2005.

FERREIRA, Daniela Maria; SILVA, Maria Emília Lins. A religião e o trabalho na construção de estratégias de permanência na universidade pública: Um estudo sobre a trajetória universitária de estudantes do curso de Pedagogia da UFPE. Est. Soc. (online), v. 1, n. 19, 2013. Disponível em: https://periodicos.ufpe.br/revistas/revsocio/article/view/235535/28512.

GATTI, Bernadette. Formação De Professores No Brasil: Características e Problemas. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out.-dez. 2010. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v31n113/16.pdf. Acesso em: 15 jun. 2015.

GODOY, Arilda Shcmidt. Pesquisa Qualitativa: tipos fundamentais. São Paulo, Revista De Administração de Empresas, v.35, n. 3, p. 20-29, mai/jun, 2005.

MARTINS, Fernando José. A Pedagogia da Terra: Os sujeitos do campo e do ensino superior. Educação, Sociedade & Culturas, nº 36, 2012, p. 103-119.

MOLINA, Mônica Castagna; JESUS, Sônia Meire Santos. Contribuições para a construção de um projeto de Educação do Campo. Brasília, DF: Articulação Nacional "Por Uma Educação do Campo. Coleção Por Uma Educação do Campo, nº 5, 2004.

MOLINA, Mônica Castagna. Expansão das licenciaturas em Educação do Campo: desafios e potencialidades. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, n. 55, p.145-166, jan/mar. 2015.

MUNARIN, Antônio. Movimento Nacional de Educação do Campo. Anais da 31ª Reunião da Anped. Caxambu/MG, 19 a 22 de outubro de 2008. Disponível em:<http://www.anped.org.br/reunioes/31ra/1trabalho/GT03-4244--Int.pdf>. Acesso em: 14 jun. 2011.

SANTOS, Cláudio Eduardo Félix. Relativismo e Escolanovismo na Formação do Educador: Uma Análise Histórico-Crítica da Licenciatura em Educação do Campo. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal da Bahia, Bahia, 268P, 2011.

SILVA, Santuza Amorim. Os novos estudantes de Licenciatura no contexto da expansão do Ensino Superior. Educação em Foco, Belo Horizonte, Minas Gerais. v. 17, n. 23, 2014, p. 59-84. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/educacaoemfoco/article/view/528. Acesso em: 10 jun. 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Projeto Político Pedagógico: Curso de Licenciatura em Educação do Campo. Viçosa, Minas Gerais, 2013.

VENDRAMINI, Célia Regina. Educação e Trabalho: Reflexões em torno dos movimentos sociais do campo. Cadernos Cedes, Campinas, vol. 27, n. 72, p.121-135, maio/ago. 2007.

Pubblicato

2022-10-17

Come citare

Lopes, N. C., & Vieira, T. da R. . (2022). O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade. Revista Multidisciplinar Do Núcleo De Pesquisa E Extensão (RevNUPE), 2(2), e202209v2. Recuperato da https://revistas.uneb.br/index.php/revnupe/article/view/13953

Fascicolo

Sezione

Dossiê: Ed. do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades

Articoli simili

Puoi anche Iniziare una ricerca avanzata di similarità per questo articolo.