“A educação do campo nas escolas, nos movimentos sociais e nas universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”: Editorial e homenagem
DOI :
https://doi.org/10.47207/2763-6879/aeducacaodocamponasescolasnosmovimentossociaisenasuniversidadesMots-clés :
Educação do Campo, Movimentos Sociais, UniversidadeRésumé
Os artigos constantes do I Dossiê Temático “A Educação do Campo nas Escolas, nos Movimentos Sociais e nas Universidades: conquistas, desafios e produção do conhecimento”, dialogam sobre o direito à educação e a práxis educativa nos movimentos sociais, comunidades, escolas e universidades. O objetivo é consolidar a Educação do Campo como direito e instrumento de luta social na direção de outro projeto histórico. As produções sinalizam que a Educação do Campo permanece germinando em distintos territórios e que muito se avançou na sua concepção e práxis. Contudo, os tempos são desafiantes. A perspectiva neoliberal das políticas em curso, os retrocessos que marcam a Educação nos últimos cinco anos, são desafios que colocam a Educação do Campo em uma trincheira permanente.
Téléchargements
Références
CRUZ, Q. S.; SANSÃO, W. V. DE S. A Pedagogia da Alternância e a Etnomatemática: um estudo de caso na Escola Família Agrícola Padre André - Correntina/BA. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202204v2, 17 out. 2022.
DA ROSA, S. S.; RODRIGUES, A. L. M.; DE OLIVEIRA, M. P. Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita: Intereducampo: um espaço territorial para o esporte das escolas do/no Campo de Nova Santa Rita. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202201v2, 17 out. 2022.
FRAZÃO, J. S.; COSTA, M. C. DE S.; MEDEIROS, L. B. A produção acadêmica sobre o Pronera em cursos de pós-graduação no Brasil (2000-2018). Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202207v2, 17 out. 2022.
HAMMEL, A. C.; SILVA, R. S. DE M. Ensaios de uma nova forma escolar na educação do campo: experiência da Escola Itinerante Caminhos do Saber no Paraná . Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202208v2, 17 out. 2022.
LOPES, N. C.; VIEIRA, T. DA R. O curso de Licenciatura em Educação do Campo/UFV: Tecendo trajetórias da Educação do Campo na universidade. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202209v2, 17 out. 2022.
LOPES, J. R.; SANTOS, R. B. Pedagogia da alternância no IFES – Campus Barra de São Francisco. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202211v2, 17 out. 2022.
MAGALHÃES, F. P.; SILVA, A. J. N. DA. Ensinar Matemática em Escola Família Agrícola – EFA: O que concebem sobre educação do campo e como se formam os seus professores?. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202206v2, 17 out. 2022.
NASCIMENTO, A. L. S.; CUNHA, A. R. B. DE A.; MENEZES, S. DOS S. V. DE. O fortalecimento da Pedagogia da Alternância no âmbito do Semiárido brasileiro: uma revisão bibliográfica sistemática. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202203v2, 17 out. 2022.
SILVA, D. L. O. DA; GOMES, B. J. J.; RIOS, P. P. S. A relação dos Círculos de Cultura de educação popular com a educação do campo . Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202205v2, 17 out. 2022.
VERDÉRIO, A.; SANTOS, J. F. DOS. Encontros Universidade e Escolas do Campo: apontamentos sobre as práticas pedagógicas no contexto da reforma agrária e a formação de educadores do campo. Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), v. 2, n. 2, p. e202202v2, 17 out. 2022.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Uma nova publicação de artigo anteriormente publicado na Revista Multidisciplinar do Núcleo de Pesquisa e Extensão (RevNUPE), fica sujeita à expressa menção da precedência de sua publicação neste periódico, seguindo as normas de referência. Autores que publicam na RevNUPE concordam com os seguintes termos:
-
O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, sintática, ortográfica e bibliográfica com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais poderão ou não ser enviadas aos autores.
-
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA).
-
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista, exemplo: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro, com reconhecimento de autoria e publicação inicial na RevNUPE.
-
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online — em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica.