Desenvolvimento da mente matemática na primeira infância: um olhar Montessoriano
Palavras-chave:
Mente matemática, Maria Montessori, Primeira infânciaResumo
Este artigo, resultado de um caminhar teórico e do explorar de algumas produções escritas, discutirá sobre o desenvolvimento da mente matemática na primeira infância dentro do Método Montessoriano. Nesse sentido, portanto, foram elencados os seguintes objetivos que nortearam à escrita: a) contextualizar sobre a formação da mente matemática com uso dos materiais e atividades base, antes da vivência com materiais matemáticos específicos; b) apresentar a visão de Maria Montessori na formação da mente como uma ação anterior à formação da mente matemática, partindo de conceitos da absorção do ambiente e de sua preparação; c) identificar os benefícios do seu método para o desenvolvimento cerebral. Como muitos dos textos originais encontram-se publicados em outros idiomas, restringindo o acesso ao conhecimento para alguns profissionais e limitando, muitas vezes, o uso e aprimoramento da prática pedagógica, a escrita deste material busca aproximar mais educadores, bem como pais e demais interessados, das construções conceituais. O objetivo de Montessori ao incluir materiais de Matemática na primeira infância foi levar a criança a enxergar a Matemática na simplicidade, promover o amor pelo conhecimento e construir a mente matemática. O mundo matemático precisa ser desmistificado nas salas de aula, o qual, muitas vezes, se preocupa mais em acertos e em culpar erros do que uma reflexão diante do desafio proposto pela Matemática. Para que isso aconteça, portanto, julgamos pertinente o redirecionar o olhar para a formação de professores e professoras, entendendo da necessidade de formação para o trabalho com o Método Montessoriano.
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