Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação
DOI :
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322Mots-clés :
Cidade educadora. Formação cidadã. ConvivênciaRésumé
Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.
Téléchargements
Références
CABEZUDO, A. Pedagogía para la Cultura de Paz, Ciudadanía y Derechos Humanos: una construcción que apela a La Memoria y la Justicia. Revista Educar Mais. v. 4, n. 3, p. 542-552. Disponível em: <https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1943>. Acesso em: set. 2021.
COLOMER, J. “Una alternativa para los gobiernos locales”. Conferencia inaugural. In Seminario Internacional de Ciudades Educadoras del Cono Sur celebrado los días 17-18-19 de noviembre de 1998. Rosario (Argentina), 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 02 jul. 2021.
______. Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008. Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências. 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11640.htm>. Acesso set. 2021.
______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional De Metrologia, Qualidade E Tecnologia. Portaria n.º 338, de 18 de julho de 2014. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002137.pdf>.Acesso em: jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.
______. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993, p. 23.
GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. Cadernos do Cepe. n. 1, 2006.
GOHN, M. da Gloria. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr, 2009.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico – séries históricas. População por situação do domicilio 1950-2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas novoportal/sociais/saude/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=series-historicas. Acesso em: ago. 2020.
JAGUARÃO. Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarão. Lei complementar n. 002, de 4 de novembro de 2002. Institui o código de meio ambiente e de posturas do município de Jaguarão, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/LC02-C%C3%B3digo-Posturas-e-Meio-Ambiente.pdf>. Acesso em: jul. 2021.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
KORCZAK, J. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 1981.
FAURE, Edgar. et al. Aprender a ser: la educación del futuro. Madrid: Alianza/Uesco, 1973.
LANSKY, S. Praça Jerimum: Cultura infantil no espaço público. 2006. 203f. Dissertação (Mestrado em Conhecimento e Inclusão Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACIEL, A. S. “O que é destinado às crianças costuma ser malfeito?” O estado de conservação das praças e brinquedos de Jaguarão/RS. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, 2017.
PINHEIRO, D. R. C.; BORGES,R. C. O. A importância da liderança comunitária no processo de desenvolvimento local. Revista GeoUECE - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Fortaleza/CE, v. 1, nº 1, p. 78-94, dez. 2012.
QUEIROGA, E. A megalópole e a praça: o espaço entre a razão de dominação e a ação comunicativa. 2001. 351f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
SELAU, B.; COSTA, L. F. Recreio não-dirigido: uma perspectiva relacional e inclusiva. In: FURINI, A. B.; SELAU, B. (Orgs.). Psicomotricidade Relacional e inclusão na escola. Lajeado: Univates, 2010. p.137-148.
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.