A Gestão do Processo Educacional da Pessoa com Deficiência: a legislação e a formação do professor
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.30-46Palavras-chave:
Educação inclusiva, Pessoa com deficiência, Gestão do processo educacional, Formação de professoresResumo
Este artigo traz resultados de um processo de pesquisa e intervenção que teve como objetivo qualificar o processo de gestão educacional na Escola Especial José Luiz Piúma das pessoas com deficiência em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os estudos partiram das leis referentes à educação especial no Brasil, leituras de Paulo Freire e seus pressupostos teóricos. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica, desenvolvida através de cinco encontros em que os professores refletiram, dialogaram e aprofundaram conhecimentos, em busca de alternativas para qualificar o processo educacional. Os achados evidenciaram que os professores se sentem capazes para aprimorar sua prática, identificando problemas, apontando soluções e agindo quando lhes couber resolver.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2018-08-16
Como Citar
HAMMES, L. J.; SELAU, B.; RONCATO, L. L. A Gestão do Processo Educacional da Pessoa com Deficiência: a legislação e a formação do professor. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 30–46, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.30-46. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4910. Acesso em: 15 jan. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Temático
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.