A Gestão do Processo Educacional da Pessoa com Deficiência: a legislação e a formação do professor

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.30-46

Palavras-chave:

Educação inclusiva, Pessoa com deficiência, Gestão do processo educacional, Formação de professores

Resumo

Este artigo traz resultados de um processo de pesquisa e intervenção que teve como objetivo qualificar o processo de gestão educacional na Escola Especial José Luiz Piúma das pessoas com deficiência em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os estudos partiram das leis referentes à educação especial no Brasil, leituras de Paulo Freire e seus pressupostos teóricos. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica, desenvolvida através de cinco encontros em que os professores refletiram, dialogaram e aprofundaram conhecimentos, em busca de alternativas para qualificar o processo educacional. Os achados evidenciaram que os professores se sentem capazes para aprimorar sua prática, identificando problemas, apontando soluções e agindo quando lhes couber resolver.

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Biografia do Autor

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pela UNISINOS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura Escolar, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0658-4628 E-mail: luciojh@gmail.com

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação em Educação pela UFPEL. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Defectologia de Vygotski. ORCID https://orcid.org/0000-0002-5792-0284:        E-mail: bentoselau@gmail.com

Luciane Lakus Roncato, Rede Pública Municipal de Pelotas

Mestre em Educação pela UNIPAMPA. Professora da Rede Pública Municipal de Pelotas, Rio Grande do Sul. ORCID https://orcid.org/0000-0003-0332-4257 E-mail: luciane.roncato@outlook.com

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Publicado

2018-08-16

Como Citar

HAMMES, L. J.; SELAU, B.; RONCATO, L. L. A Gestão do Processo Educacional da Pessoa com Deficiência: a legislação e a formação do professor. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 30–46, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.30-46. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4910. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático