Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322

Palavras-chave:

Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência

Resumo

Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.

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Biografia do Autor

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão. Integra o Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa. Leciona as disciplinas na área da Filosofia e Pesquisa em Educação. Líder do grupo de pesquisa ?Cultura escolar, práticas pedagógicas e formação de professores? (CNPq). Coordena a pesquisa "Capital social e o desenvolvimento sustentável: estado atual e novas perspectivas em Jaguarão, RS". Possui graduação em Filosofia e Teologia, mestrado em Teologia sistemática e o doutorado em Educação pela Unisinos (2005). Desenvolve projetos e pesquisas sobre educação e filosofia, com as temáticas da juventude, direitos humanos, capital social e desenvolvimento sustentável

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação em Educação pela UFPEL. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Defectologia de Vygotski.

Aline Sabbado Maciel, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Pedagogia. Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.

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Publicado

2022-10-27

Como Citar

HAMMES, L. J.; SELAU, B.; SABBADO MACIEL, A. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático: Enlace Entre Movimentos Sociais, Educação e Tecnologias