Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322

Keywords:

Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência

Abstract

Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão. Integra o Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa. Leciona as disciplinas na área da Filosofia e Pesquisa em Educação. Líder do grupo de pesquisa ?Cultura escolar, práticas pedagógicas e formação de professores? (CNPq). Coordena a pesquisa "Capital social e o desenvolvimento sustentável: estado atual e novas perspectivas em Jaguarão, RS". Possui graduação em Filosofia e Teologia, mestrado em Teologia sistemática e o doutorado em Educação pela Unisinos (2005). Desenvolve projetos e pesquisas sobre educação e filosofia, com as temáticas da juventude, direitos humanos, capital social e desenvolvimento sustentável

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação em Educação pela UFPEL. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Defectologia de Vygotski.

Aline Sabbado Maciel, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Pedagogia. Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.

References

AICE - ASOCIACIÓN INTERNACIONAL DE CIUDADES EDUCADORAS. Carta das cidades educadoras – Declaração de Barcelona (1990). Disponível em: <http://www.edcities.org/carta-de-ciudades-educadoras/>. Acesso em ago. 2021.
CABEZUDO, A. Pedagogía para la Cultura de Paz, Ciudadanía y Derechos Humanos: una construcción que apela a La Memoria y la Justicia. Revista Educar Mais. v. 4, n. 3, p. 542-552. Disponível em: <https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1943>. Acesso em: set. 2021.
COLOMER, J. “Una alternativa para los gobiernos locales”. Conferencia inaugural. In Seminario Internacional de Ciudades Educadoras del Cono Sur celebrado los días 17-18-19 de noviembre de 1998. Rosario (Argentina), 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 02 jul. 2021.
______. Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008. Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências. 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11640.htm>. Acesso set. 2021.
______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional De Metrologia, Qualidade E Tecnologia. Portaria n.º 338, de 18 de julho de 2014. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002137.pdf>.Acesso em: jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.
______. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993, p. 23.
GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. Cadernos do Cepe. n. 1, 2006.
GOHN, M. da Gloria. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr, 2009.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico – séries históricas. População por situação do domicilio 1950-2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas novoportal/sociais/saude/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=series-historicas. Acesso em: ago. 2020.
JAGUARÃO. Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarão. Lei complementar n. 002, de 4 de novembro de 2002. Institui o código de meio ambiente e de posturas do município de Jaguarão, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/LC02-C%C3%B3digo-Posturas-e-Meio-Ambiente.pdf>. Acesso em: jul. 2021.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
KORCZAK, J. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 1981.
FAURE, Edgar. et al. Aprender a ser: la educación del futuro. Madrid: Alianza/Uesco, 1973.
LANSKY, S. Praça Jerimum: Cultura infantil no espaço público. 2006. 203f. Dissertação (Mestrado em Conhecimento e Inclusão Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACIEL, A. S. “O que é destinado às crianças costuma ser malfeito?” O estado de conservação das praças e brinquedos de Jaguarão/RS. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, 2017.
PINHEIRO, D. R. C.; BORGES,R. C. O. A importância da liderança comunitária no processo de desenvolvimento local. Revista GeoUECE - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Fortaleza/CE, v. 1, nº 1, p. 78-94, dez. 2012.
QUEIROGA, E. A megalópole e a praça: o espaço entre a razão de dominação e a ação comunicativa. 2001. 351f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
SELAU, B.; COSTA, L. F. Recreio não-dirigido: uma perspectiva relacional e inclusiva. In: FURINI, A. B.; SELAU, B. (Orgs.). Psicomotricidade Relacional e inclusão na escola. Lajeado: Univates, 2010. p.137-148.

Published

2022-10-27

How to Cite

HAMMES, L. J.; SELAU, B.; SABBADO MACIEL, A. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático: Enlace Entre Movimentos Sociais, Educação e Tecnologias