Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322

Palabras clave:

Cidade educadora. Formação cidadã. Convivência

Resumen

Este artigo tem o propósito de trazer para o debate a relação entre cidade e educação a partir de uma pesquisa que busca conhecer a situação das praças públicas da cidade de Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil, estabelecendo interlocução com a educação. O referencial teórico fundamenta-se em autores que estudam a categoria Cidade Educadora como referência para a formação cidadã e o desenvolvimento social. Os resultados indicaram que a educação necessita prestar atenção nos espaços da coletividade, contribuindo para qualificar a educação e os próprios espaços públicos para que as crianças possam brincar, além de propiciar o encontro entre pessoas, contribuindo para a formação da convivência social.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa

Professor Associado da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), campus Jaguarão. Integra o Corpo Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unipampa. Leciona as disciplinas na área da Filosofia e Pesquisa em Educação. Líder do grupo de pesquisa ?Cultura escolar, práticas pedagógicas e formação de professores? (CNPq). Coordena a pesquisa "Capital social e o desenvolvimento sustentável: estado atual e novas perspectivas em Jaguarão, RS". Possui graduação em Filosofia e Teologia, mestrado em Teologia sistemática e o doutorado em Educação pela Unisinos (2005). Desenvolve projetos e pesquisas sobre educação e filosofia, com as temáticas da juventude, direitos humanos, capital social e desenvolvimento sustentável

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação em Educação pela UFPEL. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Defectologia de Vygotski.

Aline Sabbado Maciel, Universidade Federal do Pampa

Graduação em Pedagogia. Jaguarão, Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

AICE - ASOCIACIÓN INTERNACIONAL DE CIUDADES EDUCADORAS. Carta das cidades educadoras – Declaração de Barcelona (1990). Disponível em: <http://www.edcities.org/carta-de-ciudades-educadoras/>. Acesso em ago. 2021.
CABEZUDO, A. Pedagogía para la Cultura de Paz, Ciudadanía y Derechos Humanos: una construcción que apela a La Memoria y la Justicia. Revista Educar Mais. v. 4, n. 3, p. 542-552. Disponível em: <https://doi.org/10.15536/reducarmais.4.2020.1943>. Acesso em: set. 2021.
COLOMER, J. “Una alternativa para los gobiernos locales”. Conferencia inaugural. In Seminario Internacional de Ciudades Educadoras del Cono Sur celebrado los días 17-18-19 de noviembre de 1998. Rosario (Argentina), 1998.
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70, 2009.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF. Promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 02 jul. 2021.
______. Lei n. 11.640, de 11 de janeiro de 2008. Institui a Fundação Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA e dá outras providências. 2008. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11640.htm>. Acesso set. 2021.
______. Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Instituto Nacional De Metrologia, Qualidade E Tecnologia. Portaria n.º 338, de 18 de julho de 2014. Disponível em: <http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC002137.pdf>.Acesso em: jul. 2021.
FREIRE, Paulo. Conscientização: Teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire; São Paulo: Cortez e Moraes, 1980.
______. Política e educação. São Paulo: Cortez, 1993, p. 23.
GADOTTI, Moacir. A escola na cidade que educa. Cadernos do Cepe. n. 1, 2006.
GOHN, M. da Gloria. Educação não-formal, educador(a) social e projetos sociais de inclusão social. Meta: Avaliação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 1, p. 28-43, jan./abr, 2009.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo Demográfico – séries históricas. População por situação do domicilio 1950-2010. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/estatisticas novoportal/sociais/saude/9662-censo-demografico-2010.html?=&t=series-historicas. Acesso em: ago. 2020.
JAGUARÃO. Câmara Municipal de Vereadores de Jaguarão. Lei complementar n. 002, de 4 de novembro de 2002. Institui o código de meio ambiente e de posturas do município de Jaguarão, e dá outras providências. Disponível em: <https://www.jaguarao.rs.gov.br/wp-content/uploads/2013/04/LC02-C%C3%B3digo-Posturas-e-Meio-Ambiente.pdf>. Acesso em: jul. 2021.
KISHIMOTO, T. M. Jogos infantis: o jogo, a criança e a educação. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2009.
KORCZAK, J. Quando eu voltar a ser criança. São Paulo: Summus, 1981.
FAURE, Edgar. et al. Aprender a ser: la educación del futuro. Madrid: Alianza/Uesco, 1973.
LANSKY, S. Praça Jerimum: Cultura infantil no espaço público. 2006. 203f. Dissertação (Mestrado em Conhecimento e Inclusão Social) – Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
LOIZOS, P. Vídeo, filme e fotografias como documentos de pesquisa. In: BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Orgs.). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2013.
LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. E. D. Pesquisa em Educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
MACIEL, A. S. “O que é destinado às crianças costuma ser malfeito?” O estado de conservação das praças e brinquedos de Jaguarão/RS. 2017. 35f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal do Pampa, Jaguarão, 2017.
PINHEIRO, D. R. C.; BORGES,R. C. O. A importância da liderança comunitária no processo de desenvolvimento local. Revista GeoUECE - Programa de Pós-Graduação em Geografia da UECE Fortaleza/CE, v. 1, nº 1, p. 78-94, dez. 2012.
QUEIROGA, E. A megalópole e a praça: o espaço entre a razão de dominação e a ação comunicativa. 2001. 351f. Tese (Doutorado em Arquitetura e Urbanismo) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2001.
SELAU, B.; COSTA, L. F. Recreio não-dirigido: uma perspectiva relacional e inclusiva. In: FURINI, A. B.; SELAU, B. (Orgs.). Psicomotricidade Relacional e inclusão na escola. Lajeado: Univates, 2010. p.137-148.

Publicado

2022-10-27

Cómo citar

HAMMES, L. J.; SELAU, B.; SABBADO MACIEL, A. Para além dos muros da escola: a relação cidade-educação. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 7, p. 1–19, 2022. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2022.v7.n.14322. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/14322. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático: Enlace Entre Movimentos Sociais, Educação e Tecnologias