A Gestão do Processo Educacional da Pessoa com Deficiência: a legislação e a formação do professor

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.30-46

Keywords:

Educação inclusiva, Pessoa com deficiência, Gestão do processo educacional, Formação de professores

Abstract

Este artigo traz resultados de um processo de pesquisa e intervenção que teve como objetivo qualificar o processo de gestão educacional na Escola Especial José Luiz Piúma das pessoas com deficiência em Jaguarão, Rio Grande do Sul. Os estudos partiram das leis referentes à educação especial no Brasil, leituras de Paulo Freire e seus pressupostos teóricos. A metodologia utilizada foi a intervenção pedagógica, desenvolvida através de cinco encontros em que os professores refletiram, dialogaram e aprofundaram conhecimentos, em busca de alternativas para qualificar o processo educacional. Os achados evidenciaram que os professores se sentem capazes para aprimorar sua prática, identificando problemas, apontando soluções e agindo quando lhes couber resolver.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Lúcio Jorge Hammes, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação pela UNISINOS. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Cultura Escolar, Práticas Pedagógicas e Formação de Professores. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0658-4628 E-mail: luciojh@gmail.com

Bento Selau, Universidade Federal do Pampa

Doutor em Educação em Educação pela UFPEL. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Pampa. Líder do Grupo de Pesquisa Educação Inclusiva e Defectologia de Vygotski. ORCID https://orcid.org/0000-0002-5792-0284:        E-mail: bentoselau@gmail.com

Luciane Lakus Roncato, Rede Pública Municipal de Pelotas

Mestre em Educação pela UNIPAMPA. Professora da Rede Pública Municipal de Pelotas, Rio Grande do Sul. ORCID https://orcid.org/0000-0003-0332-4257 E-mail: luciane.roncato@outlook.com

Published

2018-08-16

How to Cite

HAMMES, L. J.; SELAU, B.; RONCATO, L. L. A Gestão do Processo Educacional da Pessoa com Deficiência: a legislação e a formação do professor. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 3, n. 1, p. 30–46, 2018. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2018.v3.n1.30-46. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/4910. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Temático