The abacus in the inquire-based learning of addition and subtraction
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2020.v5.n2.22-39Keywords:
abacus, IBLA, Ausubel, Lipman, math teachingAbstract
This paper adopts the Inquire Based Learning (IBL) as an Teaching technology in the framework of an Educational Theory consisting in a blending of Ausubel’s Meaningful Theory and Mathew Lipman’s Philosophy for Children Program. The abacus was used to teach addition and subtraction in a meaningful way. The underlying didactic sequence was applied to a private school in the city of Brasilia -DF, to third year primary school students. The didactic sequence successfully helped the students to make the transition from a concrete model to a rather abstract one. We conclude that the didactic sequence helps showing that the integration of the Meaningful Learning (Ausubel) and Lipman’s program is fruitful in the context of an IBL in mathematics.
Downloads
References
LIPMAN, M. O pensar na educação. 2. ed. Translated by Ann Mary Fighiera Perpétuo. Petrópolis: Vozes, 1995.
SILVA FILHO, O.; FERREIRA, M. Teorias da Aprendizagem e da Educação como Referenciais em Práticas de Ensino: Ausubel e Lipman. Revista do professor e Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018.
CARVALHO, A. M. P. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: Carvalho, A.M.P. (Org). Ensino de Ciências por Investigação. São Paulo: Cengage, 2014.
SASSERON, L. H. Interações Discursivas e Investigação em Sala de Aula: O Papel do Professor. In: Carvalho, A.M.P. (Org). Ensino de Ciências por Investigação. São Paulo: Cengage, 2014.
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, assumindo responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.