Modelo 5E e aprendizagem por descoberta
a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana
DOI:
https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212Palavras-chave:
Aprendizagem ativa, Ensino por descoberta, Modelo de ensino 5E, Luz, TecnologiasResumo
A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.
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