Modelo 5E e aprendizagem por descoberta

a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212

Palavras-chave:

Aprendizagem ativa, Ensino por descoberta, Modelo de ensino 5E, Luz, Tecnologias

Resumo

A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.

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Biografia do Autor

Fábio Ferreira Monteiro, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UnB). Professor no Instituto de Física (UnB). E-mail: fmonteiro@unb.br.

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor no Instituto de Física (UNB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Brasil. E-mail: marcellof@unb.br.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UNB). Professor no Instituto de Física (UNB). E-mail: olavolsf@unb.br.

Wendell da Silva Cruzeiro, Centro de Ensino Médio (SEEDF) - Ceilândia/DF

Mestre em Física. Centro de Ensino Médio (SEEDF). Professor do ensino médio. E-mail: df.wendell@gmail.com.

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Publicado

2021-07-14

Como Citar

MONTEIRO, F. F.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. da; CRUZEIRO, W. da S. Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 138–159, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático