Ensino de física

fundamentos, pesquisas e novas tendências

Palavras-chave: Ensino de Física, Fundamentos, Pesquisa, Tendências

Resumo

Este editorial ao Dossiê “Ensino de Física: fundamentos, pesquisas e novas tendências” da Plurais Revista Multidisciplinar busca lançar, sem compromissos filogenéticos, motivações, resultados e inflexões que projetam um ângulo da produção científica na área. Ele o faz retomando a natureza do número temático e uma parte de suas principais contribuições, projetando, como tendência e paradigma, um clássico jamais superado: a necessidade de clareza e rigor – sem ortodoxia – de convicções, propósitos e métodos para o ensino de física, com referenciamento social e cultural, científico, inclusivo e consciência dos devires.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor no Instituto de Física (UNB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Brasil. E-mail: marcellof@unb.br.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UNB). Professor no Instituto de Física (UNB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Brasil. E-mail: olavolsf@unb.br.

Referências

AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2000.

DEMO, P. Avaliação sob o olhar propedêutico. Campinas: Papirus, 2001.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2007.

FERREIRA, M. et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino Física, v. 42, e20200057, p. 1-3, jun., 2020.

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. Proposta de Plano de Aula para o Ensino de Física. Physicae Organum, v. 5, p. 39-44, 2019.

FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S. Análise de Tecnologias Educacionais em um Curso de Licenciaturas Interdisciplinares e Integradas. Pesquisa e Debate em Educação, v. 1, p. 83-105, 2015.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. A. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREITAS, L. C. A avaliação e as reformas dos anos de 1990. Educação & Sociedade, Campinas, n. 86, p. 133-170, 2004.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LIPMAN, M. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIPMAN, M.; SHARP, A. M; OSCANYAN, F. S. A Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, J. R.; SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Potencialidade de um plano de ensino pautado na Atividade Experimental Problematizada (AEP) à Alfabetização Científica em Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, p. 558-581, 2019.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB, 1999.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 01-13, 2017.

MOREIRA, M. A; MASINI, E. F. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 2016.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; NOGUEIRA, D. X. P. The abacus in the inquire-based learning of addition and subtraction. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 5, p. 22-39, 2020.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; PEREIRA, E. D. M.; CRUZEIRO, W. D. A construção do conceito de inércia em uma comunidade investigativa. Revista do Professor de Física, v. 2, p. 59-75, 2018.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; POLITO, A. M. M.; COELHO, A. L. M. B. Normatividade e descritividade em referenciais teóricos na área de ensino de Física. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 1, p. 1–33, 2021.

SILVA, A. L. S.; FERREIRA, M.; PEREIRA, S. M.; SILVA FILHO, O. L. Atividade experimental problematizada (AEP). Pesquisa e Debate em Educação, v. 9, p. 459-471, 2019.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G. Ensino Experimental de Ciências – uma proposta: Atividade Experimental Problematizada (AEP). São Paulo: Livraria da Física, 2018.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada: uma proposta de diversificação das atividades para o Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, p. 51-65, 2015.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma estratégia pedagógica ao Ensino de Ciências: aportes teóricos, metodológicos e exemplificação. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, p. 177-195, 2017.

SILVA, A. L. S.; NOGARA, P. A. Atividade Experimental Problematizada (AEP) – 60 experimentações com foco no ensino de Química: da educação básica à universidade. Curitiba: Appris, 2018.

TRINDADE, V. P.; FERREIRA, M. Avaliação no ensino pela pesquisa: concepções e práticas de professores de Ciências e Matemática. Revelli, v. 9, n. 11, p. 11-35, 2017.

Publicado
2021-07-14
Métricas
  • Visualizações do Artigo 83
  • HTML downloads: 5
Como Citar
Ferreira, M., & Silva Filho, O. L. da. (2021). Ensino de física: fundamentos, pesquisas e novas tendências. Plurais Revista Multidisciplinar, 6(2), 9-19. https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12199
Seção
Dossiê Temático