Ensino de física

fundamentos, pesquisas e novas tendências

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12199

Palabras clave:

Ensino de Física, Fundamentos, Pesquisa, Tendências

Resumen

Este editorial ao Dossiê “Ensino de Física: fundamentos, pesquisas e novas tendências” da Plurais Revista Multidisciplinar busca lançar, sem compromissos filogenéticos, motivações, resultados e inflexões que projetam um ângulo da produção científica na área. Ele o faz retomando a natureza do número temático e uma parte de suas principais contribuições, projetando, como tendência e paradigma, um clássico jamais superado: a necessidade de clareza e rigor – sem ortodoxia – de convicções, propósitos e métodos para o ensino de física, com referenciamento social e cultural, científico, inclusivo e consciência dos devires.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor no Instituto de Física (UNB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Brasil. E-mail: marcellof@unb.br.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UNB). Professor no Instituto de Física (UNB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Brasil. E-mail: olavolsf@unb.br.

Citas

AUSUBEL, D. P. The acquisition and retention of knowledge: a cognitive view. Dordrecht: Springer Science+Business Media, 2000.

DEMO, P. Avaliação sob o olhar propedêutico. Campinas: Papirus, 2001.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 2007.

FERREIRA, M. et al. Unidade de Ensino Potencialmente Significativa sobre óptica geométrica apoiada por vídeos, aplicativos e jogos para smartphones. Revista Brasileira de Ensino Física, v. 42, e20200057, p. 1-3, jun., 2020.

FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. Proposta de Plano de Aula para o Ensino de Física. Physicae Organum, v. 5, p. 39-44, 2019.

FERREIRA, M.; SILVA, A. L. S. Análise de Tecnologias Educacionais em um Curso de Licenciaturas Interdisciplinares e Integradas. Pesquisa e Debate em Educação, v. 1, p. 83-105, 2015.

FREIRE, P. A Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. A. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

FREITAS, L. C. A avaliação e as reformas dos anos de 1990. Educação & Sociedade, Campinas, n. 86, p. 133-170, 2004.

HOFFMANN, J. Avaliação Mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre: Mediação, 1998.

LIPMAN, M. O pensar na educação. Petrópolis: Vozes, 1995.

LIPMAN, M.; SHARP, A. M; OSCANYAN, F. S. A Filosofia na sala de aula. São Paulo: Nova Alexandria, 2001.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011.

MOREIRA, J. R.; SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; DEL PINO, J. C. Potencialidade de um plano de ensino pautado na Atividade Experimental Problematizada (AEP) à Alfabetização Científica em Química. Experiências em Ensino de Ciências, v. 14, p. 558-581, 2019.

MOREIRA, M. A. Teorias de aprendizagem. São Paulo: E.P.U, 2011.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: Editora da UnB, 1999.

MOREIRA, M. A. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, v. 1, n. 1, p. 01-13, 2017.

MOREIRA, M. A; MASINI, E. F. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 2016.

PERRENOUD, P. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens – entre duas lógicas. Porto Alegre: Artmed, 1999.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; NOGUEIRA, D. X. P. The abacus in the inquire-based learning of addition and subtraction. Plurais: Revista Multidisciplinar da UNEB, v. 5, p. 22-39, 2020.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M. Teorias da aprendizagem e da educação como referenciais em práticas de ensino: Ausubel e Lipman. Revista do Professor de Física, v. 2, n. 2, p. 104-125, 2018.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; PEREIRA, E. D. M.; CRUZEIRO, W. D. A construção do conceito de inércia em uma comunidade investigativa. Revista do Professor de Física, v. 2, p. 59-75, 2018.

SILVA FILHO, O. L.; FERREIRA, M.; POLITO, A. M. M.; COELHO, A. L. M. B. Normatividade e descritividade em referenciais teóricos na área de ensino de Física. Pesquisa e Debate em Educação, v. 11, n. 1, p. 1–33, 2021.

SILVA, A. L. S.; FERREIRA, M.; PEREIRA, S. M.; SILVA FILHO, O. L. Atividade experimental problematizada (AEP). Pesquisa e Debate em Educação, v. 9, p. 459-471, 2019.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G. Ensino Experimental de Ciências – uma proposta: Atividade Experimental Problematizada (AEP). São Paulo: Livraria da Física, 2018.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada: uma proposta de diversificação das atividades para o Ensino de Ciências. Experiências em Ensino de Ciências, v. 10, p. 51-65, 2015.

SILVA, A. L. S.; MOURA, P. R. G.; PINO, J. C. Atividade Experimental Problematizada (AEP) como uma estratégia pedagógica ao Ensino de Ciências: aportes teóricos, metodológicos e exemplificação. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, p. 177-195, 2017.

SILVA, A. L. S.; NOGARA, P. A. Atividade Experimental Problematizada (AEP) – 60 experimentações com foco no ensino de Química: da educação básica à universidade. Curitiba: Appris, 2018.

TRINDADE, V. P.; FERREIRA, M. Avaliação no ensino pela pesquisa: concepções e práticas de professores de Ciências e Matemática. Revelli, v. 9, n. 11, p. 11-35, 2017.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

FERREIRA, M. .; SILVA FILHO, O. L. da. Ensino de física: fundamentos, pesquisas e novas tendências. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 9–19, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12199. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12199. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.