Modelo 5E e aprendizagem por descoberta

a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212

Palabras clave:

Aprendizagem ativa, Ensino por descoberta, Modelo de ensino 5E, Luz, Tecnologias

Resumen

A abordagem didática sobre a luz, no Ensino Médio, é usualmente realizada de maneira fragmentada e descontínua. Ela aparece em momentos curriculares distintos, como no estudo da óptica, da ondulatória, do eletromagnetismo, e, geralmente, não é reconhecida como fenômeno físico contemporâneo. Nesse sentido, com base em uma articulação entre a teoria psicológica de aprendizagem por descoberta, de Jerome Bruner, e a metodologia de ensino de ciências baseada na investigação na perspectiva 5E (Engage, Explore, Explain, Elaborate, Evaluate), este artigo discute a possiblidade de uma intervenção didática de quatro aulas, na qual o estudo da luz é usado como tema transversal, de modo que a óptica, a ondulatória, o eletromagnetismo, e algumas tecnologias modernas são apresentadas como temas-satélites em uma abordagem de ensino por descoberta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fábio Ferreira Monteiro, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UnB). Professor no Instituto de Física (UnB). E-mail: fmonteiro@unb.br.

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília

Doutor em Educação em Ciências (UFRGS). Professor no Instituto de Física (UNB), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Brasil. E-mail: marcellof@unb.br.

Olavo Leopoldino da Silva Filho, Universidade de Brasília

Doutor em Física (UNB). Professor no Instituto de Física (UNB). E-mail: olavolsf@unb.br.

Wendell da Silva Cruzeiro, Centro de Ensino Médio (SEEDF) - Ceilândia/DF

Mestre em Física. Centro de Ensino Médio (SEEDF). Professor do ensino médio. E-mail: df.wendell@gmail.com.

Citas

AKMAN, B.; ÖZGÜL, S. G. Role of Play in Teaching Science in the Early Childhood Years. In: K., C. T.; M., S. Research in Early Childhood Science Education. Dordrecht: Springer, 2015. p. 237-258. Disponivel em: <https://doi.org/10.1007/978-94-017-9505-0_11>.

ARAUJO, R. F. G. A utilização de material paradidático no ensino dos conceitos iniciais de óptica geométrica. Brasília: Dissertação de mestrado, 2018.

BARBA. O que é o google cardboard. Nada mole vida geek, 2014. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=iAVzPWq7KGA>. Acesso em: 01 junho 2021.

BRUNER, J. Uma nova teoria de aprendizagem. Rio de Janeiro: Edições Block, 1969.

BRUNER, J. O processo da educação. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1972.

BRUNER, J. A cultura da educação. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BULUNUZ, M. Teaching science through play in kindergarten: does integrated play and science instruction build understanding? European Early Childhood Education Research Journal, v. 21, n. 2, p. 226-249, 2013. Disponivel em: <https://doi.org/10.1080/1350293X.2013.789195>.

BYBEE, R. W. The BSCS SE Instructional Model: Personal Reflections and Contemporary. Science and Children, v. 51, n. 8, p. 10-13, 2014. Disponivel em: <https://newscenter.sdsu.edu/education/projectcore/files/05329-5E_instructional_Model_R_Bybee.pdf>.

BYBEE, R. W. et al. The BSCS SE lnstructional Model: Origins and Effectiveness. Colorado Springs: BSCS, 2006. 65 p. Disponivel em: <https://media.bscs.org/bscsmw/5es/bscs_5e_full_report.pdf>.

BYBEE, R. W.; LANDES, N. M. Science for Life & Living: An Elementary School Science Program from Biological Sciences Curriculum Study. The American Biology Teacher, v. 52, n. 2, p. 92-98, 1990. Disponivel em: <https://www.jstor.org/stable/4449042?seq=1>.

BYBEE, R. W.; LANDES, N. M. he BSCS 5E instructional model and 21ST century skills. Colorado: Colorado Springs, 2009. Disponivel em: <https://sites.nationalacademies.org/cs/groups/dbassesite/documents/webpage/dbasse_073327.pdf>.

COLOMBO, I. M.; ANJOS, D. A. S.; ANTUNES, J. R. Pesquisa translacional em ensino: uma aproximação. Educação Profissional e Tecnológica em Revista, v. 3, n. 1, p. 51-70, 2019. Disponivel em: <https://doi.org/10.36524/profept.v3i1.377>.

FABRÍCIO. Como fazer um holograma caseiro. Canal XProjetos, 2018. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=iM-dW7mNS1g>. Acesso em: 01 junho 2021.

GANO, S. Baby Groot - 3D Printing Time Lapse. Shawn Bano, 2017. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=m_QhY1aABsE>. Acesso em: 1 junho 2021.

MELO, A. C. S. D.; CRUZ, F. F. D. S. O gênero histórico priorizado em textos didáticos de física: contribuições ou distorções para o estudo da natureza da luz. Anais do XI Encontro de Pesquisa em Ensino de Física – Curitiba – 2008. Curitiba: [s.n.]. 2008. p. 1-12.

MONTEIRO, F. F. Análise de uma experiência híbrida no ensino de Física 1. Pesquisa em Ensino de Física, v. 43, p. 1-10, 2021. Disponivel em: <https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2020-0315>.

MONTEIRO, F. F.; ALVES, C. B.; MELLO, B. A. Efeito da penalização em itens dicotômicos no ensino de Física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. 2, p. 1-8, 2018. Disponivel em: <http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0232>.

MOREIRA, M. A. Uma análise crítica do ensino de Física. Ensino de Ciências – Estudos Avançados, v. 94, n. 32, p. 73-80, 2018. Disponivel em: <https://doi.org/10.1590/s0103-40142018.3294.0006>.

RAFAEL. Impressão 3D - Como funciona uma impressora 3D e o que podemso fazer com ela? STEMbyme, 2016. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=nEtvH5kjqdA>. Acesso em: 1 junho 2021.

SAÇKES, M. Kindergartners' Mental Models of the Day and Night Cycle: Implications for Instructional Practices in Early Childhood Classrooms. Educational Sciences: Theory and Practice, v. 15, n. 4, p. 997-1006, agosto 2015. Disponivel em: <https://eric.ed.gov/?id=EJ1100899>.

SARDA, G. Entenda como funciona a realidade virtual para smartphones. TecMundo, 2016. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=osDyQMCAudo>. Acesso em: 1 junho 2021.

SCHIVANI, M.; SOUZA, G. F.; PEREIRA, E. Pirâmide "holográfica": erros conceituais e potencial didático. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, n. e2506, p. 1 a 10, 2018. ISSN 2.

TAVARES, R.; ALMEIDA, P. Metodologia Inquiry Based Science Education no 1.º e 2.º CEB com recurso a dispositivos móveis – uma revisão crítica de casos práticos. Educação, Formação & Tecnologias, v. 8, n. 1, p. 28-41, 2015. Disponivel em: <http://eft.educom.pt/index.php/eft/article/view/445/213>.

TENÓRIO, I. faça um mini bobina de tesla caseira. Manual do Mundo, 2021. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=w2bZGKNwB4Y>. Acesso em: 01 junho 2021.

THENÓRIO, I. A terrivel gaiola de celular (experiência de Física). Manual do Mundo, 2014. Disponivel em: https://www.youtube.com/watch?v=CKk0yDRrpDA>. Acesso em: 01 junho 2021.

UNIVESP. Reflexão e refração de ondas numa cuba. Física Universitária, 2017. Disponivel em: <https://www.youtube.com/watch?v=sTwCP2VlP-c>. Acesso em: 01 junho 2021.

Publicado

2021-07-14

Cómo citar

MONTEIRO, F. F.; FERREIRA, M.; SILVA FILHO, O. L. da; CRUZEIRO, W. da S. Modelo 5E e aprendizagem por descoberta: a luz e seus impactos na tecnologia cotidiana. Plurais - Revista Multidisciplinar, Salvador, v. 6, n. 2, p. 138–159, 2021. DOI: 10.29378/plurais.2447-9373.2021.v6.n1.12212. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/12212. Acesso em: 17 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê Temático