Sobre la revista
ISSN - 2595-6361 Qualis Periódicos B1 (2017-2020)
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino (Perspectivas y Diálogos: Revista de Historia Social y Prácticas de Enseñanza) es una revista semestral en línea asociada al grupo de investigación Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) del Departamento de Ciencias Humanas, Campus VI, de la Universidad Estatal de Bahía, ubicada en la ciudad de Caetité, Bahía, y vinculada al Programa de Posgrado en Enseñanza, Lengua y Sociedad (PPGELS) del Departamento de Ciencias Humanas, Campus VI, de la Universidad Estatal de Bahía. El objetivo de la revista es publicar trabajos originales e inéditos de relevancia científica en el campo de la Historia, con énfasis en la Historia Social, la Historia de la Educación y la Investigación y Prácticas de la Enseñanza de la Historia. La revista dialoga con la literatura, la filosofía, la antropología, la sociología, la arqueología, diversos lenguajes de la imagen y el sonido (cine, fotografía, iconografía, música) y con las tecnologías de la información y la comunicación en la investigación y la docencia. La revista ha obtenido el estatus Qualis Periódico B1 para el cuatrienio 2017-2020.
Número actual
PÁGINAS INICIAIS
EDITORIAL
DOSSIÊ TEMÁTICO
ARTIGOS
ISSN – 2595-6361
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino é um periódico semestral, on-line, associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia.
Foco e Escopo
A revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História. A Revista dialoga com a literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino. A Revista alcançou o Qualis Periódico B1 no quadriênio 2017-2020.
O periódico também aceita propostas de dossiês que podem ser feitas por autoras/es que tenham a mesma titulação daquela exigida para submeter artigos. As mesmas devem ser enviadas por e-mail e aos cuidados da chefia de edição da Revista e deverão conter as seguintes informações: dados das/os proponentes (nome completo, titulação, instituição/instituições a qual pertencem e seu endereço profissional, e e-mail); o título do dossiê e um resumo explicativo sobre o mesmo; apresentar no mínimo três colaboradoras/es para compor a seção, com os seus respectivos nomes, filiação institucional, título do texto e um breve resumo deste; também apresentar um texto breve para uma chamada pública convidando outras/os autoras/es a submeterem textos para compor o dossiê sugerido. A composição final do número monográfico será realizada em conformidade entre os proponentes do dossiê e a equipe editorial da Revista. Será de responsabilidade das/dos proponentes o texto introdutório apresentando o dossiê.
Quanto à titulação, os autores devem se enquadrar em uma das categorias:
Mestres e/ou Doutores; alunos vinculados a programas stricto sensu (mestrado e doutorado); especialistas (lato sensu), exclusivamente, em coautoria com o orientador (Mestre ou Doutor). Em caso de coautoria, pelo menos um autor deve ter mestrado e/ou doutorado.