A formação docente e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, no estágio docente e na relação professor-aluno– considerações iniciais
Palavras-chave:
afetividade, processo de ensino-aprendizagem, estágio docente, docência, educaçãoResumo
O processo de ensino-aprendizagem é sutil e complexo, e não se restringe ao ambiente escolar. Na verdade, a formação do sujeito ocorre ao longo de sua vida em sociedade, tendo que lidar com variáveis diversas, dentre as quais as suas emoções e a forma como lidamos com as intempéries cotidianas. Nesse sentido, o profissional da educação têm grandes responsabilidades, uma vez que precisa conformar os seus interesses pessoais, acadêmicos e sociais com as determinações inerentes ao seu ofício pedagógico, as quais se modificam conforme o contexto e as instituições onde atuamos. Dito isso, a nossa proposta é pensar a formação docente, bem como a experiência pedagógica, atrelada à afetividade. Afinal, consideramos que o docente, mas também o professor em formação e na experiência do estágio, precisa tratar o educando como um ser dotado de singularidades, sendo o centro do processo de aprendizagem, e um ser humano que terá nas ações e na atuação de seus professores modelos de conduta que levarão para a vida.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor Wiesengrund. Educação e emancipação. Tradução de Wolfgang Leo Maar. 2. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
CANDAU, Vera Maria. Currículo, didática e formação de professores: uma teia de ideias-força e perspectivas de futuro. In: OLIVEIRA, Maria Rita; PACHECO, José Augusto (Org.). Currículo, Didática e Formação de Professores. Campinas: Papirus, 2013, p. 7-21.
CERTEAU, Michel: A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1998.
CONFORTO, Edivandro Carlos; AMARAL; Daniel Capaldo; SILVA, Sérgio Luis da. Roteiro para revisão bibliográfica sistemática: aplicação no desenvolvimento de produtos e gerenciamento de projetos. In: 8º Congresso Brasileiro de Gestão de Desenvolvimento de Produto – CBGDP, 2011, Porto Alegre-RS, p. 1-12, 2011.
FORTUNATO, Ivan; TORQUATO, Iracema; SILVA, Maria. Afetividade, educação e o pensamento complexo. Varia Scientia, v. 10, nº 10, p.11-23, 2010. Disponível em: Disponível em: <https://e-revista.unioeste.br/index.php/variascientia/article/view/2404>
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, Moacir. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.
GALUCH, Maria Terezinha Bellanda; Silva, Cleonice Aparecida Raphael da. Por que e para quê ensinar História? História & Ensino, v. 25, nº 1, p. 227-252, jan./jun. 2019. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/histensino/article/view/33129/25780>
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2007.
JANUARIO, Gilberto. O estágio supervisionado e suas contribuições para a prática pedagógica do professor. In: SEMINÁRIO DE HISTÓRIA E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA, 2, 2008, Campinas. Anais: II SHIAM. Campinas: GdS/FE-Unicamp, 2008. v. único. p. 1-8 2008.
LEITE, Sérgio Antônio da Silva; TAGLIAFERRO, Ariane Roberta. A afetividade na sala de aula: um professor inesquecível. Psicologia Escolar e Educacional, v. 9, nº 2, p. 247-260, 2005. Disponível em: < https://www.scielo.br/j/pee/a/g5mCH3rbzBV4r56Mbwv8pWg/abstract/?lang=pt>
MATSUMOTO, David. (Ed.). The Cambridge Dictionary of Psychology. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.
NÓVOA, António. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista Educación. Madrid: 2009. Disponível em: < http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf>
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro. Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2017.
SILVA, Ormenzina Garcia; NAVARRO, Elaine Cristina. A relação professor-aluno no processo ensino –aprendizagem. Interdisciplinar: Revista Eletrônica da Univar, v. 3, nº 8, p. 95-100, 2012. Disponível em: < https://docplayer.com.br/16366275-A-relacao-professor-aluno-no-processo-ensino-aprendizagem.html>
SPINOZA, Baruch. Ética. Tradução de Tomaz Tadeu. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TASSONI, E.C.M. Afetividade e aprendizagem: a relação professor-aluno. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPEd, 23, 2000, Caxambu. Anais... Caxambu: ANPEd, 2000. 1CD-ROM.
WALLON, Henri. A evolução psicológica da criança. Lisboa: Edições 70, 1968.
VYGOTSKY, Lev Semionovitch. Pensamento e Linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.