A formação docente e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, no estágio docente e na relação professor-aluno– considerações iniciais

Autores

Palavras-chave:

afetividade, processo de ensino-aprendizagem, estágio docente, docência, educação

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem é sutil e complexo, e não se restringe ao ambiente escolar. Na verdade, a formação do sujeito ocorre ao longo de sua vida em sociedade, tendo que lidar com variáveis diversas, dentre as quais as suas emoções e a forma como lidamos com as intempéries cotidianas. Nesse sentido, o profissional da educação têm grandes responsabilidades, uma vez que precisa conformar os seus interesses pessoais, acadêmicos e sociais com as determinações inerentes ao seu ofício pedagógico, as quais se modificam conforme o contexto e as instituições onde atuamos. Dito isso, a nossa proposta é pensar a formação docente, bem como a experiência pedagógica, atrelada à afetividade. Afinal, consideramos que o docente, mas também o professor em formação e na experiência do estágio, precisa tratar o educando como um ser dotado de singularidades, sendo o centro do processo de aprendizagem, e um ser humano que terá nas ações e na atuação de seus professores modelos de conduta que levarão para a vida.

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Biografia do Autor

Carla da Silveira Brum, Secretaria Municipal de Maricá, Rio de Janeiro, Brasil

Especialista em Educação Transformadora pela PUC-RS, Coordenadora pedagógica na Incubadora de Inovação Social Mumbuca Futuro (Secretaria Municipal de Economia Solidária do município de Maricá, RJ).

Contribuição de autoria: Autor (primeira autora)

Luis Filipe Bantim de Assumpção, Univassouras, campus Maricá, Rio de Janeiro, Brasil

Doutor em História Comparada com estágio de pós-doutorado em Letras Clássicas, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordenador local do doutorado em História da Univassouras. Professor Adjunto II no curso de Pedagogia da Univassouras, campus Maricá. Professor de História no Ensino Fundamental Secretaria (Municipal de Educação do Rio de Janeiro).

Marcela Gonçalves de Oliveira Pinto, Univassouras, campus Saquarema. Rio de Janeiro, Brasil

Mestranda no Instituto de Biologia no campo de pesquisa em Diversidade e Inclusão pela Universidade Federal Fluminense. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Integrada em História, Patrimônio Cultural e Educação. Orientadora Pedagógica. Professora de Educação Especial nível superior no município de Araruama. Professora do curso de Pedagogia da Univassouras, campus Saquarema.

Contribuição de autoria: Coautora (terceira autora).

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

BRUM, C. da S.; ASSUMPÇÃO, L. F. B. de; PINTO, M. G. de O. A formação docente e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, no estágio docente e na relação professor-aluno– considerações iniciais. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 13, p. 232–246, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/21192. Acesso em: 21 dez. 2024.