A formação docente e a afetividade no processo de ensino-aprendizagem, no estágio docente e na relação professor-aluno– considerações iniciais
Palabras clave:
afetividade, processo de ensino-aprendizagem, estágio docente, docência, educaçãoResumen
O processo de ensino-aprendizagem é sutil e complexo, e não se restringe ao ambiente escolar. Na verdade, a formação do sujeito ocorre ao longo de sua vida em sociedade, tendo que lidar com variáveis diversas, dentre as quais as suas emoções e a forma como lidamos com as intempéries cotidianas. Nesse sentido, o profissional da educação têm grandes responsabilidades, uma vez que precisa conformar os seus interesses pessoais, acadêmicos e sociais com as determinações inerentes ao seu ofício pedagógico, as quais se modificam conforme o contexto e as instituições onde atuamos. Dito isso, a nossa proposta é pensar a formação docente, bem como a experiência pedagógica, atrelada à afetividade. Afinal, consideramos que o docente, mas também o professor em formação e na experiência do estágio, precisa tratar o educando como um ser dotado de singularidades, sendo o centro do processo de aprendizagem, e um ser humano que terá nas ações e na atuação de seus professores modelos de conduta que levarão para a vida.
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