Sobre a civilização ocidental: um ensaio sobre temas sensíveis e os usos da antiguidade na narrativa pública

Autores

Palavras-chave:

ensino de história antiga, civilização, Brasil Paralelo, revisionismo

Resumo

Este ensaio tenciona pôr em discussão a relação entre o ensino de História, a história pública e os usos do conceito de civilização. A partir da noção de temas sensíveis e controversos para o ensino da História, por meio de uma reflexão teórica sobre o conceito de civilização, pretende-se refletir sobre o alcance e narrativas de artigos que promovem uma pauta revisionista da história, que circulam em redes sociais e em mecanismos de streaming como o YouTube e que se utilizam da História Antiga para fomentar pautas ideológicas conservadoras contemporâneas. Em particular, este ensaio traça um exercício crítico e hermenêutico de um post do website Brasil Paralelo, que apresenta os pilares da cultura ocidental em um claro viés civilizatório e revisionista de marcos importantes da História Antiga.

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Biografia do Autor

Guilherme Moerbeck, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Professor do Departamento de História e do Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHistória) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Contribuição de autoria: autor.

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Publicado

2024-08-19

Como Citar

MOERBECK, G. Sobre a civilização ocidental: um ensaio sobre temas sensíveis e os usos da antiguidade na narrativa pública. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 13, p. 25–50, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/20104. Acesso em: 21 dez. 2024.