DE FUSTEL DE COULANGES A FRANÇOIS DE POLIGNAC:

ALGUMAS NOTAS SOBRE A PÓLIS E A RELIGIÃO GREGA ANTIGA

Autores

Resumo

Os estudos sobre a cidade antiga repousam em uma longa trajetória no ambiente historiográfico moderno. Esse artigo trata de dois marcos temporais em duas obras, de um ponto do século XIX a outro do XX, do trabalho seminal de Numa-Denis Fustel de Coulanges ao de François de Polignac. A relação entre a polis e a religião alimenta o exercício comparativo intuído por esse trabalho. Se Fustel de Coulanges faz uma avaliação protofuncionalista de uma cidade que se estrutura nos organismos coletivos decisórios da política e da religião, Fustel de Polignac, contemporâneo ao giro material que inspirou uma nova perspectiva de abordagem, investe em uma análise que organiza a cidade e suas relações sociais na distribuição espacial dos seus tempos nos espaços da khôra e da asty. É, portanto, a partir desses dois pontos da historiografia moderna da Antiguidade que esse trabalho pretende tecer alguns comentários relativos à própria pesquisa da cidade grega antiga, a pólis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guilherme Moerbeck, UERJ

Guilherme Moerbeck - Professor Adjunto da área Teoria, Historiografia e Ensino de História da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, bem como do ProfHistória e PPGH ambos na UERJ. Coordena o Didaskō – Grupo de Estudos em Ensino da História Antiga – LEDDES/UERJ. Além disso, colabora em pesquisas nos: CRIFPE – Centre de recherche interuniversitaire sur la formation et la profession enseignante (UQÀM); LABECA – Laboratório de Estudos sobre a Cidade Antiga – MAE/USP; na COMUM – Comunidade de Estudos da Teoria da História – UERJ e no LARHUD – Laboratório em Rede de Humanidades Digitais (IBICT).

Gabriela Freitas, DIDASKO/UERJ

Graduada em Arquitetura e Urbanismo na UERJ. Pesquisadora do Didaskō – Grupo de Estudos em Ensino da História Antiga – LEDDES/UERJ.

Downloads

Publicado

2022-07-04

Como Citar

MOERBECK, G.; FREITAS, G. . DE FUSTEL DE COULANGES A FRANÇOIS DE POLIGNAC: : ALGUMAS NOTAS SOBRE A PÓLIS E A RELIGIÃO GREGA ANTIGA. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 1, n. 9, p. 62–82, 2022. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/13705. Acesso em: 25 jun. 2024.