Justiça e lei humana sob a lente da educação: considerações entre Anselmo de Bec e Tomás de Aquino
Palavras-chave:
história da educação, escolástica, justiça, leiResumo
Este artigo busca analisar os conceitos de justiça no tratado Sobre a Verdade, de Anselmo de Bec (1033-1109) e de lei humana presente nas Questões 95 e 96 da Ia seção da IIae parte da Suma Teológica, de Tomás de Aquino (1224-5/1274). De forma a coibir os atos injustos, a lei torna-se necessária e assegura que, por meio dela, a justiça se concretize nas ações humanas. Mediante uma abordagem qualitativa e pela perspectiva da História Social, buscamos compreender o contexto histórico vivenciado por esses teóricos medievais que possibilitaram, às pessoas de sua época, o desenvolvimento do pensamento filosófico escolástico e, com isso, um novo olhar para formação humana.
Downloads
Referências
Fontes:
ANSELMO, Santo. Vida e obra de Santo Anselmo; Monológio; Proslógio; A verdade; (Os Pensadores). Traduções Ruy Afonso da Costa Nunes, Ângelo Ricci. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.
ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. Livro V. São Paulo: Nova Cultural, Col. Os Pensadores, 1996. Loyola, 1991.
TOMÁS DE AQUINO. De Magistro: Sobre o mestre. São Paulo: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2000.
TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. v. IV, parte II. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.
Referências
BLOCH, March. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
BONI, Luis Alberto De. Estudos sobre Tomás de Aquino. Pelotas: NEPFIL Online, 2018. 154 p. - (Série Dissertatio Filosofia). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/2018/09/EstTA-VFinal.pdf.
BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais: a longa duração. 6 ª ed. Lisboa: Editorial Presença, p. 7-39, 1990.
GRABMANN, Martin. Filosofia Medieval. (1ª. Ed. 1928). Barcelona: Labor, 1949.
GUIZOT, François. 4º Lição. In: História da civilização na Europa. Lisboa: Coleção Antônio Maria Pereira, 1907.
LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.
LE GOFF, Jacques. Mercadores e banqueiros na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1991.
LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2005.
MARTINES, P. R. O exercício da lectio na tradição medieval - https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/46791
MARTINES, P. R. Ser e essência no Monologion de S. Anselmo. Temas & Matizes, n. 08, p. 23-30, 2005. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/422.
OLIVEIRA, Terezinha. Escolástica. São Paulo/Porto: Mandruvá/Instituto Jurídico Interdisciplinar da Universidade de Porto, 2005.
OLIVEIRA, Terezinha. A escolástica como filosofia e método de ensino na Universidade Medieval: uma reflexão sobre o mestre Tomás de Aquino. Notandum, São Paulo - Porto, n. 32, maio-ago 2013. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand32/03terezinha.pdf.
OLIVEIRA, Terezinha; SANTIN, Rafael Henrique. Educação e Civilização: a audácia como paixão da alma na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Notandum, São Paulo/Porto, ano XVIII, n. 37, jan./abr., 2015. p. 81-98. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand37/5%20Terezinha%20Oliveira%20e%20Rafael%20Santin.pdf.
TOZZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Modalidades da pesquisa em educação. In: TOZZONI-REIS. Metodologia da Pesquisa Científica. Curitiba: IESD Brasil S.A., 2009, pp. 25-34.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.