Justiça e lei humana sob a lente da educação: considerações entre Anselmo de Bec e Tomás de Aquino

Autores

Palavras-chave:

história da educação, escolástica, justiça, lei

Resumo

Este artigo busca analisar os conceitos de justiça no tratado Sobre a Verdade, de Anselmo de Bec (1033-1109) e de lei humana presente nas Questões 95 e 96 da Ia seção da IIae parte da Suma Teológica, de Tomás de Aquino (1224-5/1274). De forma a coibir os atos injustos, a lei torna-se necessária e assegura que, por meio dela, a justiça se concretize nas ações humanas. Mediante uma abordagem qualitativa e pela perspectiva da História Social, buscamos compreender o contexto histórico vivenciado por esses teóricos medievais que possibilitaram, às pessoas de sua época, o desenvolvimento do pensamento filosófico escolástico e, com isso, um novo olhar para formação humana.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paula Mayara Gonçalves Rocha, Universidade Estadual de Maringá, Maringá , Brasil

Mestranda em Educação (Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá). Integrante do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação Antiguidade e Medievo (GTSEAM). 

Contribuição de autoria: autora. Responsável pela seleção, análise e redação do texto.

Terezinha Oliveira, Universidade Estadual de Maringá , Maringá , Brasil

Doutorado em História pela Universidade Júlio de Mesquita Filho/Unesp e Pós-Doutorado em História da Educação pela Faculdade de Educação de São Paulo/FEUSP. Professora Titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Estadual de Maringá/UEM. Lider do Grupo Pesquisa Transformações Sociais e Educação Antiguidade e Medievo (GTSEAM). Bolsista de Produtividade do CNPq – 1C.

Contribuição de Autoria: Coautora (segunda autora). Responsável pela seleção, análise e revisão do texto.

Ester Emerick Nascimento, Universidade Estadual de Maringá, Maringá – Brasil

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação junto a Universidade Estadual de Maringá/UEM. Participa do Grupo de Pesquisa Transformações Sociais e Educação Antiguidade e Medievo (GTSEAM).

Contribuição de Autoria: coautora (terceira autora). Responsável pela análise e revisão do texto.

Referências

Fontes:

ANSELMO, Santo. Vida e obra de Santo Anselmo; Monológio; Proslógio; A verdade; (Os Pensadores). Traduções Ruy Afonso da Costa Nunes, Ângelo Ricci. 4.ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

ARISTÓTELES. Ética à Nicômaco. Livro V. São Paulo: Nova Cultural, Col. Os Pensadores, 1996. Loyola, 1991.

TOMÁS DE AQUINO. De Magistro: Sobre o mestre. São Paulo: Centro Universitário Salesiano de São Paulo, 2000.

TOMÁS DE AQUINO. Suma Teológica. v. IV, parte II. 3ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2005.

Referências

BLOCH, March. Apologia da história, ou, O ofício de historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

BONI, Luis Alberto De. Estudos sobre Tomás de Aquino. Pelotas: NEPFIL Online, 2018. 154 p. - (Série Dissertatio Filosofia). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/nepfil/files/2018/09/EstTA-VFinal.pdf.

BRAUDEL, Fernand. História e ciências sociais: a longa duração. 6 ª ed. Lisboa: Editorial Presença, p. 7-39, 1990.

GRABMANN, Martin. Filosofia Medieval. (1ª. Ed. 1928). Barcelona: Labor, 1949.

GUIZOT, François. 4º Lição. In: História da civilização na Europa. Lisboa: Coleção Antônio Maria Pereira, 1907.

LE GOFF, Jacques. História e Memória. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1990.

LE GOFF, Jacques. Mercadores e banqueiros na Idade Média. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente Medieval. Bauru: EDUSC, 2005.

MARTINES, P. R. O exercício da lectio na tradição medieval - https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/ActaSciEduc/article/view/46791

MARTINES, P. R. Ser e essência no Monologion de S. Anselmo. Temas & Matizes, n. 08, p. 23-30, 2005. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/temasematizes/article/view/422.

OLIVEIRA, Terezinha. Escolástica. São Paulo/Porto: Mandruvá/Instituto Jurídico Interdisciplinar da Universidade de Porto, 2005.

OLIVEIRA, Terezinha. A escolástica como filosofia e método de ensino na Universidade Medieval: uma reflexão sobre o mestre Tomás de Aquino. Notandum, São Paulo - Porto, n. 32, maio-ago 2013. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand32/03terezinha.pdf.

OLIVEIRA, Terezinha; SANTIN, Rafael Henrique. Educação e Civilização: a audácia como paixão da alma na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Notandum, São Paulo/Porto, ano XVIII, n. 37, jan./abr., 2015. p. 81-98. Disponível em: http://www.hottopos.com/notand37/5%20Terezinha%20Oliveira%20e%20Rafael%20Santin.pdf.

TOZZONI-REIS, Marília Freitas de Campos. Modalidades da pesquisa em educação. In: TOZZONI-REIS. Metodologia da Pesquisa Científica. Curitiba: IESD Brasil S.A., 2009, pp. 25-34.

Downloads

Publicado

2024-08-19

Como Citar

ROCHA, P. M. G.; OLIVEIRA, T.; NASCIMENTO, E. E. Justiça e lei humana sob a lente da educação: considerações entre Anselmo de Bec e Tomás de Aquino. Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino, Caetité, v. 7, n. 13, p. 126–146, 2024. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/nhipe/article/view/20931. Acesso em: 21 jan. 2025.