Vol. 5 Núm. 8 (2022): Educação do Campo

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O presente dossiê, traz nesta edição a Educação no campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: possíveis aproximações. Apresenta um conjunto de textos que dialogam com o movimento constante das políticas educacionais do campo, a problematização de aspectos curriculares e conceituais, projetos pedagógicos em disputas e a Pedagogia Histórico-Crítica como teoria educacional contra hegemônica.

A proposição do Dossiê vem das pesquisas e reflexões ocorridas no projeto de extensão - As aproximações entre a Pedagogia Histórico-Crítica e a Educação do Campo - do Departamento de Ciências Humanas e Tecnologias, Campus XVII e do Departamento de Educação Campus XII , da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Bom Jesus da Lapa e Guanambi, projeto vinculado ao Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão Educacional Paulo Freire (NEPE) na linha Educação do campo, educação de jovens e adultos e movimentos sociais.

A educação no/do campo avançou no cenário brasileiro nas discussões teóricas e nas experiências educativas desenvolvidas por movimentos sociais e instituições de educação básica e superior. Hoje reconhecida como modalidade educacional, presente nas legislações a nível federal e em grande número de estados e municípios, começa-se a se articular no interior das intuições escolares projetos institucionais vinculados a tais orientações legais e concepções teóricas. Contudo a ampliação do debate realizado por diferentes grupos sociais, a própria institucionalização da Educação no/do Campo, e interpretações equivocadas dos seus princípios podem levar ao distanciamento de preceitos fundamentais preconizados pelo movimento de base, principalmente no que se refere a suas influências teóricas, pedagógicas e sua articulação a construção de um projeto popular de sociedade.

Publicado: 2022-09-28

Dossiê Temático

  • EDUCAÇÃO NO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA POSSÍVEIS APROXIMAÇÕES

    Priscila Teixeira da Silva
    4-9
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.4
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES

    Selidalva GOnçalves de Queiroz, Celi Nelza Zulke Taffarel, Joelma de Oliveira Albuquerque
    10-27
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10
  • EDUCAÇÃO NO CAMPO E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA NO CONTEXTO DE PANDEMIA

    Ana Carla Reis Chaves, Cleuma Pereira Oliveira Leite, Priscila Teixeira da Silva
    28-51
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.28
  • REFERENCIAL CURRICULAR - EDUCAÇÃO NO CAMPO E AS APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

    Cláudia Batista da Silva, Luiz Ricardo Pereira de Almeida Braga
    52-75
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.52
  • LA IMPORTANCIA DE LA PEDAGOGÍA HISTÓRICO-CRÍTICA: EN LA EDUCACIÓN EN EL CAMPO

    Ana Cristina Hammel, Maria Eloá Gehlen
    76-98
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.76
  • AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO REFERENCIAL CURRICULAR DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA – BAHIA

    Tihara Rodrigues Pereira, Tatyanne Gomes Marques
    99-127
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.99.
  • O PLANO DE FORMAÇÃO POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA

    RICARDO ALVES, CÉLIA PIATTI
    128-150
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.99
  • DESAFÍOS DE LA SOCIEDAD INCLUSIVA SOBRE LA EDUCACIÓN CIMARRONA

    Roberto de Novais, Adauto Carvalho Júnior, Irlane Silva
    151-179
    DOI: https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.128

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