EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10Palavras-chave:
Educação do/no Campo, Escola do/no Campo, Pedagogia Histórico-CríticaResumo
No texto, a reflexão filosófica acerca da categoria “possibilidade”, leva em consideração as aproximações realizadas no Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo da FACED/UFBA, à uma teoria pedagógica marxista, adensada a partir dos estudos sobre a teoria do desenvolvimento Histórico Cultural, que vem sendo desenvolvida no Brasil há 40 anos. A possibilidade de transformar em realidade a Pedagogia Histórico-Crítica está vinculada à existência da Educação do/no Campo, e das escolas do/no campo. Os dados educacionais demonstram o violento ataque à educação pública, promovido pela política ultra neoliberal, pelo Estado de exceção, o que requer a resistência ativa, que implica na capacidade de reflexão crítica, de ação coletiva, de proposições superadoras das contradições, assumindo-se enquanto classe, tarefas, táticas e estratégias que superem o capitalismo e sua lógica destrutiva.
Palavras-Chaves: Educação do/no Campo. Escola do/no Campo. Pedagogia Histórico-Crítica.
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