EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES

Autores

  • Selidalva GOnçalves de Queiroz UFBA
  • Celi Nelza Zulke Taffarel
  • Joelma de Oliveira Albuquerque UFAL

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10

Palavras-chave:

Educação do/no Campo, Escola do/no Campo, Pedagogia Histórico-Crítica

Resumo

 No texto, a reflexão filosófica acerca da categoria “possibilidade”, leva em consideração as aproximações realizadas no Curso de Especialização em Pedagogia Histórico-Crítica para as Escolas do Campo da FACED/UFBA, à uma teoria pedagógica marxista, adensada a partir dos estudos sobre a teoria do desenvolvimento Histórico Cultural, que vem sendo desenvolvida no Brasil há 40 anos. A possibilidade de transformar em realidade a Pedagogia Histórico-Crítica está vinculada à existência da Educação do/no Campo, e das escolas do/no campo. Os dados educacionais demonstram o violento ataque à educação pública, promovido pela política ultra neoliberal, pelo Estado de exceção, o que requer a resistência ativa, que implica na capacidade de reflexão crítica, de ação coletiva, de proposições superadoras das contradições, assumindo-se enquanto classe, tarefas, táticas e estratégias que superem o capitalismo e sua lógica destrutiva.

 

Palavras-Chaves: Educação do/no Campo. Escola do/no Campo. Pedagogia Histórico-Crítica.

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Biografia do Autor

Selidalva GOnçalves de Queiroz, UFBA

Licenciada em Pedagogia/UNEB/ Campus XI, Especialista em Educação do Campo/UFRB, Mestra em Educação do Campo / UFRB, Doutoranda em Educação (UFBA), integrante do Grupo de Pesquisa do/no Campo/GEPEC/UFBA, Professora da Educação Básica).

Celi Nelza Zulke Taffarel

Professora Dra. Titular Participante Especial da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora visitante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), coordenadora geral da Rede LEPEL de Grupos de pesquisa.

Joelma de Oliveira Albuquerque, UFAL

Professora Dra. Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca, coordenadora do Grupo LEPEL/UFAL

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

DE QUEIROZ, S. G.; TAFFAREL, C. N. Z. .; ALBUQUERQUE, J. de O. EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES . Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 10–27, 2022. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/13742. Acesso em: 30 jan. 2025.

Edição

Seção

Dossiê Temático