EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES

Autores/as

  • Selidalva GOnçalves de Queiroz UFBA
  • Celi Nelza Zulke Taffarel
  • Joelma de Oliveira Albuquerque UFAL

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10

Palabras clave:

Educación desde/en el Campo, Escuela de/en el Campo, Pedagogía histórico-crítica

Resumen

En el texto, la reflexión filosófica sobre la categoría "posibilidad" tiene en cuenta las aproximaciones realizadas en el Curso de Especialización en Pedagogía Crítico-Histórica para las Escuelas del Campo de la FACED/UFBA, a una teoría pedagógica marxista, profundizada a partir de estudios sobre la teoría del desarrollo Histórico Cultural, que se viene desarrollando en Brasil desde hace 40 años. La posibilidad de transformar en realidad la Pedagogía Histórica Crítica está ligada a la existencia de la educación rural y de las escuelas rurales. Los datos educativos muestran el violento ataque a la educación pública, promovido por la política ultra neoliberal, por el Estado de excepción, que requiere de una resistencia activa, que implica la capacidad de reflexión crítica, de acción colectiva, de propuestas que superen las contradicciones, asumiendo como clase, tareas, tácticas y estrategias que superen el capitalismo y su lógica destructiva.

Palabras clave: Educación desde/en el Campo. Escuela de/en el Campo. Pedagogía histórico-crítica.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Selidalva GOnçalves de Queiroz, UFBA

Licenciada em Pedagogia/UNEB/ Campus XI, Especialista em Educação do Campo/UFRB, Mestra em Educação do Campo / UFRB, Doutoranda em Educação (UFBA), integrante do Grupo de Pesquisa do/no Campo/GEPEC/UFBA, Professora da Educação Básica).

Celi Nelza Zulke Taffarel

Professora Dra. Titular Participante Especial da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e professora visitante da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), coordenadora geral da Rede LEPEL de Grupos de pesquisa.

Joelma de Oliveira Albuquerque, UFAL

Professora Dra. Universidade Federal de Alagoas (UFAL), do curso de Licenciatura em Educação Física do Campus Arapiraca, coordenadora do Grupo LEPEL/UFAL

Citas

ANTUNES, R. (org.). Uberização, trabalho digital e indústria 4.0.São Paulo: Boitempo, 2020. 333 pp.

BRASIL. Decreto nº 10.252, de 20 de fevereiro de 2022. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções de Confiança do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária -Incra, e remaneja cargos em comissão e funções de confiança. Publicado em:21/02/2020|Edição:37|Seção: 1|Página:2, Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.252-de-20-de-fevereiro-de-2020-244585036 Acesso em 24 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Decreto nº 7. 352, de 04 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária –PRONERA. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/decreto/d7352.htm Acesso em 24 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Decreto 7.690, de 2 de março de 2012. Define as atribuições da SECADI. Disponível em http://portal.mec.gov.br/component/content/article/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17429-programas-e-acoes-sp-921261801 Acesso em 24/02/2022.

BRASIL. Ministério da Educação/SECADI, O PRONACAMPO. Disponível em http://pronacampo.mec.gov.br/10-destaque/2-o-pronacampo Acesso em 24/02/2022.

BRASIL. Portaria nº 86, de 1º de fevereiro de 2013. Ministério da Educação Gabinete do Ministro DOU de 04/02/2013 (Nº 24, Seção 1, Pág. 28). Disponível em http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13218-portaria-86-de-1-de-fevereiro-de-2013-pdf&Itemid=30192 Acesso em 24 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Projeto de Lei 823/2021. Dispõe sobre medidas emergenciais de amparo à agricultura familiar, para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid-19; altera as Leis nºs 13.340, de 28 de setembro de 2016, e 13.606, de 9 de janeiro de 2018; e dá outras providências (Lei Assis Carvalho II). Disponível em https://www.camara.leg.br/propostas-legislativas/2273510 Acesso em 24 de fevereiro de 2022.

BRASIL. Projeto de Lei n° 735, de 2020 Dispõe sobre medidas emergenciais de amparo aos agricultores familiares do Brasil para mitigar os impactos socioeconômicos da Covid–19; altera as Leis nºs 13.340, de 28 de setembro de 2016, e 13.606, de 9 de janeiro de 2018; e dá outras providências (Lei Assis Carvalho). Disponível em https://www25.senado.leg.br/web/atividade/materias/-/materia/143587?fbclid=IwAR05V-Rg11TrOur89kqCsUxHGznA7b_T1e0LkXhUyYbUFUrEjY-7g0FHMEQ Acesso em 24 de fevereiro de 2022.

CALDART, R. S.; PEREIRA, I. B.; ALENTEJANO, P.; FRIGOTTO, G. Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Expressão Popular, 2012.

CHEPTULIN, A. A dialética materialista: categorias e leis da dialética. São Paulo: Alfa-Ômega, 1982.

DUARTE, N. Os conteúdos escolares e a ressurreição dos mortos: contribuição à teoria histórico-crítica do currículo. Campinas: Autores Associados, 2016.

ENGELS, F. A situação da classe trabalhadora na Inglaterra. São Paulo/SP: Boitempo, 2008.

FRANÇA, Pedro. CPI da Pandemia: o que mudou na nova versão do relatório. Agência Senado. 2021. Disponível em https://www12.senado.leg.br/noticias/materias/2021/10/27/26/cpi-da-pandemia-o-que-mudou-na-nova-versao-do-relatorio Acesso em 24/02/2022.

FREITAS, L. C. A Forma empresarial da Educação: Nova Direita e velhas ideias. São Paulo/SP: Expressão Popular, 2018.FRIGOTTO, G.; QUEIROZ, F.; e PENNA, F. Educação Democrática: Antídoto ao Escola sem Partido. Rio de Janeiro: LPP, 2018. LEHER, Roberto. Há uma política óbvia de apagamento da memória de que existe educação no campo. Entrevista concedida a Lizely Borges. Página do MST https://mst.org.br/2016/09/21/ha-uma-politica-obvia-de-apagamento-da-memoria-de-que-existe-educacao-no-campo/, 21 de setembro de 2016.

MALANCHEN, J. Cultura Conhecimento e currículo: Contribuições da Pedagogia histórico-critica. Campinas/SP: Autores Associados, 2016.

MARTINS, E. M. Todos pela educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro, RJ: Lamparina, 2016.

MBEMBE, A. Necropolítica: biopoder, soberania, estado de exceção e política da morte. São Paulo: n-1 edições, 2020.

MONTORO, X. A. Capitalismo e economia Mundial: Bases teóricas y análises empírico de la comprensión de los problemas econômicos del siglo XXI. Madrid, Spain: Instituto Marxista de Economia, ARCIS, UdeC, 2014.

RODRIGUES, L; PEREIRA, B; MOHR; A. O Documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP):Dez Razões para Temer e Contestar a BNCFP. In: Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, doi: 10.28976/1984-2686rbpec2020u139, v. 20 (2020): Janeiro-Dezembro, p. 1-39.

SANTOS, M. G. dos. Implementação da Pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo de municípios baianos por meio da Ação Escola da Terra: contradições e possibilidades. Tese (Doutorado) Faculdade de Educação. UFSCar, 2020.

SAVIANI, D. A pedagogia Histórico-Crítica na Educação do Campo. In: BASSO, J. D.; SANTOS NETO, J. L. dos; BEZERRA, M. C. dos S. (Orgs.).Pedagogia histórico-crítica e educação no campo:história, desafios e perspectivas atuais. São Carlos: Pedro & João Editores e Navegando, 2016.

SAVIANI, D. e DUARTE, N.Conhecimento escolar e luta de classes:a Pedagogia Histórico-Crítica contra a barbárie. Campinas, SP: Autores Associados, 2021.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica, quadragésimo ano:novas aproximações. Campinas: Autores Associados, 2019.

TAFFAREL, C. N. Z. ; HACK, C. ; QUEIROZ, S. G. . II Jornada de Estudos sobre Abordagens, Métodos e Técnicas de Pesquisa em Educação. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE. Grupo de estudos dos novos ilegalismos. A expansão das milícias no Rio de Janeiro: uso da força estatal, mercado imobiliário e grupos armados (relatório final). Disponível em https://geni.uff.br/wp-content/uploads/sites/357/2021/04/boll_expansao_milicias_RJ_v1.pdf Acesso em 24/02/2022.

Publicado

2022-03-01

Cómo citar

DE QUEIROZ, S. G.; TAFFAREL, C. N. Z. .; ALBUQUERQUE, J. de O. EDUCAÇÃO DO CAMPO E PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: REALIDADE E POSSIBILIDADES . Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 10–27, 2022. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.10. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/13742. Acesso em: 11 mar. 2025.

Número

Sección

Dossiê Temático