EJA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA

Autores

  • Maria Rosilene Gomes Universidade Federal do Pará
  • Carlos Nazareno Ferreira Borges Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.2

Resumo

O trabalho discute aspectos relacionados às políticas públicas de financiamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as condições de formação e trabalho docente para atuar nessa modalidade de educação. O estudo origina-se de nossas pesquisas sobre condições de trabalho docente na EJA, no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e tem como objetivo analisar, teoricamente, as influências da reestruturação produtiva, no tocante às desigualdades de financiamento na EJA, legitimados na legislação e nos tímidos investimentos financeiros e de políticas públicas para a formação e trabalho docente nesse segmento educacional. Trata-se de uma revisão bibliográfica, baseada na compreensão teórico-crítica de autores, entre os quais citamos: Freire (2005), Costa (2019), Dourado (2001), Evangelista (2015), entre outros. A pesquisa evidenciou que no cenário das políticas neoliberais, há um processo de desinvestimento do Estado nas políticas tanto de ingresso e permanência dos estudantes da EJA, quanto na formação de professores desse segmento educacional, por ser um público de pouco interesse às demandas dos setores produtivos. O que nos faz concluir que, em razão desse desinvestimento, os docentes da EJA vivenciam processos de intensificação e precarização do trabalho contribuindo para o expressivo índice de analfabetismo e de redução de escolas com oferta de EJA.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Rosilene Gomes, Universidade Federal do Pará

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED) UFPA. Realizou Mestrado em Educação no Programa de Pós Graduação em Educação (PPGED) UEPA. Realizou Especialização em Coordenação e Organização do Trabalho Pedagógico pela UFPA. Realizou Especialização em Tecnologias em Educação pela PUC- RIO. Fez Licenciatura Plena em Pedagogia pela UFPA.

Carlos Nazareno Ferreira Borges, Universidade Federal do Pará

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Pós-doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA). Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ).

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

GOMES, M. R.; BORGES, C. N. F. . EJA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 8, 2022. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.2. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/11338. Acesso em: 13 nov. 2024.