EJA E FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DAS POLÍTICAS DE REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.2Abstract
O trabalho discute aspectos relacionados às políticas públicas de financiamento da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e as condições de formação e trabalho docente para atuar nessa modalidade de educação. O estudo origina-se de nossas pesquisas sobre condições de trabalho docente na EJA, no curso de doutorado do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Pará e tem como objetivo analisar, teoricamente, as influências da reestruturação produtiva, no tocante às desigualdades de financiamento na EJA, legitimados na legislação e nos tímidos investimentos financeiros e de políticas públicas para a formação e trabalho docente nesse segmento educacional. Trata-se de uma revisão bibliográfica, baseada na compreensão teórico-crítica de autores, entre os quais citamos: Freire (2005), Costa (2019), Dourado (2001), Evangelista (2015), entre outros. A pesquisa evidenciou que no cenário das políticas neoliberais, há um processo de desinvestimento do Estado nas políticas tanto de ingresso e permanência dos estudantes da EJA, quanto na formação de professores desse segmento educacional, por ser um público de pouco interesse às demandas dos setores produtivos. O que nos faz concluir que, em razão desse desinvestimento, os docentes da EJA vivenciam processos de intensificação e precarização do trabalho contribuindo para o expressivo índice de analfabetismo e de redução de escolas com oferta de EJA.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.