REFERENCIAL CURRICULAR - EDUCAÇÃO NO CAMPO E AS APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA

Autores

  • Cláudia Batista da Silva Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
  • Braga FACIT

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.52

Resumo

O artigo trata das aproximações da Educação no Campo com a Pedagogia Histórico-Crítica, em ambas apresenta-se os fundamentos históricos a partir dos pressupostos da teoria marxista. Tem como objetivo estabelecer uma relação teórica conceitual para a compreensão de diretrizes curriculares emancipadoras. Toma como objeto o Referencial Curricular da cidade de Bom Jesus da Lapa – BA que opta em seu movimento curricular pela teoria crítica e, consequentemente, pela Pedagogia Histórico-Crítica. Nele trabalho, por meio do referencial curricular, reforçamos a defesa de que é possível estabelecer uma relação tanto conceitual teórica como prática no desenvolvimento de currículos voltados para as escolas do campo. Defendemos o fortalecimento da emancipação humana, transformação social e de abordagens que se apoiem no contexto histórico para o desenvolvimento social e humano.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Batista da Silva, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia;Pedagoga pela Universidade do Estado da Bahia, pós-graduada em: Gestão e Orientação Educacional pela Faculdade de Ciências, Educação e Tecnologia Darwin, Gestão Educacional pela rede Pitagoras , Ciências da Educação pela Faculdade Afirmativo, Especialista em Alfabetização e Letramento pela UNEB - Universidade do estado da Bahia.

Braga, FACIT

Licenciado em Pedagogia, com habilitação em Docência e Gestão de Processos Educativos. Especialista em Neuropedagogia Clínica e Psicanálise. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação- PPGE/FE/UnB, na linha de pesquisa sobre Políticas públicas e Gestão da Educação Básica - UnB- FE- POGE.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

Silva, C. B. da, & Braga, L. R. P. de A. . (2022). REFERENCIAL CURRICULAR - EDUCAÇÃO NO CAMPO E AS APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(8), 52–75. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.52

Edição

Seção

Dossiê Temático