REFERENCIAL CURRICULAR - EDUCAÇÃO NO CAMPO E AS APROXIMAÇÕES COM A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.52Abstract
O artigo trata das aproximações da Educação no Campo com a Pedagogia Histórico-Crítica, em ambas apresenta-se os fundamentos históricos a partir dos pressupostos da teoria marxista. Tem como objetivo estabelecer uma relação teórica conceitual para a compreensão de diretrizes curriculares emancipadoras. Toma como objeto o Referencial Curricular da cidade de Bom Jesus da Lapa – BA que opta em seu movimento curricular pela teoria crítica e, consequentemente, pela Pedagogia Histórico-Crítica. Nele trabalho, por meio do referencial curricular, reforçamos a defesa de que é possível estabelecer uma relação tanto conceitual teórica como prática no desenvolvimento de currículos voltados para as escolas do campo. Defendemos o fortalecimento da emancipação humana, transformação social e de abordagens que se apoiem no contexto histórico para o desenvolvimento social e humano.
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