AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO REFERENCIAL CURRICULAR DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA – BAHIA

Autores

  • Tihara Rodrigues Pereira UESB
  • Tatyanne Gomes Marques

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.99.

Resumo

A pesquisa intitulada “As Políticas Neoliberais e suas Implicações no Referencial Curricular das Escolas do Campo no Município de Bom Jesus da Lapa – Bahia” tem como objetivo principal é analisar as implicações das políticas neoliberais no currículo das escolas do campo no município de Bom Jesus da Lapa – Bahia. Devido à abrangência da temática, optamos por uma abordagem qualitativa, para tanto, adotamos a pesquisa documental dos seguintes instrumentos: BNCC (2015/2016/2017) e o Referencial Curricular do Município de Bom Jesus da Lapa, a fim de compreender as suas eventuais aproximações e/ou distanciamentos. Os dados obtidos revelaram que a BNCC não pensou nas especificidades dos/as estudantes do campo. O documento apresentou propostas que não consideram a realidade de quem vive no/do campo.

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Biografia do Autor

Tihara Rodrigues Pereira, UESB

Graduada em Pedagogia com habilitação em Gestão e Docência em Processos Educativos pela Universidade do Estado da Bahia UNEB (2012). Especialização Lato Senso em Psicopedagogia Clinica Institucional e Hospitalar pela Faculdade Católica de Anápolis (2013) Alfabetização e Letramento Universidade do Estado da Bahia - UNEB 2018). 

Tatyanne Gomes Marques

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia (2001), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2010) e doutorado em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (2019).

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

PEREIRA, T. R.; MARQUES , T. G. . AS POLÍTICAS NEOLIBERAIS E SUAS IMPLICAÇÕES NO REFERENCIAL CURRICULAR DAS ESCOLAS DO CAMPO NO MUNICÍPIO DE BOM JESUS DA LAPA – BAHIA. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 8, p. 99–127, 2022. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.99. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/13745. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático