O PLANO DE FORMAÇÃO
POSSIBILIDADES E DESAFIOS NO PROCESSO FORMATIVO DA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.99Resumo
O artigo apresenta o plano de formação da Escola Família Agrícola Rosalvo da Rocha Rodrigues – EFAR, com a pretensão de investigar as implicações do plano de formação no processo formativo desenvolvido pela escola. Como fundamentos, o estudo estrutura-se por meio da teoria histórico crítica para concretizar a análise documental e tem por objetivo compreender as implicações do plano de formação na formação dos alunos, em relação ao currículo, à prática docente e os riscos da fragmentação dos conhecimentos no planejamento curricular da escola. Análise que aponta a importância em refletirmos sobre a organização curricular na metodologia da alternância e o compromisso social da escola na transferência do patrimônio cultural da humanidade aos alunos, evidenciando os riscos do misticismo e do romantismo em detrimento aos conhecimentos científicos, artísticos e filosóficos. Os resultados apontam que a fomação via pedagogia da alternância possibilita aos alunos a apropriação dos conhecimentos científicos acumulados pela história, mas com clareza de quem são, preservando a sua história, os seus saberes e as suas experiências.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que encaminham os textos para a submissão nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Ao encaminharem os textos para a revista implica na autorização dos autores para a publicação.
- A aceitação para a publicação implica na cessão de direitos de primeira publicação para a revista. Autores mantém os direitos autorais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- A revista RECS estimula e permite que os autores publiquem e distribuam seu trabalho em repositórios institucionais ou na sua página pessoal, já que isso pode aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
- Os autores dos textos assumem que são autores de todo o conteúdo fornecido na submissão e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.
- A reprodução total ou parcial dos artigos desta revista é permitida desde que citada à fonte de publicação original.
O conteúdo dos artigos é de estrita responsabilidade de seus autores, os mesmos ao submeterem assumem a responsabilidade de todo o conteúdo fornecido na submissão, e que possuem autorização para uso de conteúdo protegido por direitos autorais reproduzido em sua submissão.