PERSPECTIVAS E VIABILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE RURAL A PARTIR DA INTERAÇÃO DE SABERES NO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • Maria da Conceição Alves Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.1

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações de saberes que se articulam em projetos de construção do desenvolvimento rural sustentável para o Semiárido do Nordeste brasileiro, analisando as práticas cotidianas dos agricultores e sua relação com as práticas tecnológicas difundidas por Organizações Não Governamentais (ONGs). A partir do constante questionamento mútuo entre teoria e dados de campo, a análise centrou-se em compreender como os agricultores se apropriam de novos conhecimentos e como com estes interagem. Em termos metodológicos, considerou-se factível situar a interação de saberes entre os agricultores e técnicos das ONGs, posicionando a análise conforme questionamento de Paulo Freire (2006): extensão ou comunicação? O estudo revelou que a interação de saberes se estruturou em uma relação dialógica e comunicativa sob a perspectiva não só da implementação de tecnologias mais adaptadas à realidade do Semiárido, mas também nos princípios de participação e organização dos agricultores para o fortalecimento da agricultura familiar tanto no vínculo local como na relação local-regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria da Conceição Alves Rodrigues, Universidade Estadual da Paraíba - UEPB

Graduação em Historia pela Universidade Federal da Paraíba (atual Universidade Federal de Campina Grande - UFCG), Mestrado em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba (UFCG), Doutorado e Pós-Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

ALVES RODRIGUES, M. da C. PERSPECTIVAS E VIABILIDADES DE CONSTRUÇÃO DA SUSTENTABILIDADE RURAL A PARTIR DA INTERAÇÃO DE SABERES NO NORDESTE BRASILEIRO. Revista Educação e Ciências Sociais, [S. l.], v. 5, n. 8, 2022. DOI: 10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.1. Disponível em: https://revistas.uneb.br/index.php/cienciassociais/article/view/13322. Acesso em: 22 dez. 2024.