OS DESAFIOS DA SOCIEDADE INCLUSIVA ACERCA DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA
DOI:
https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.128Resumo
O objetivo desta pesquisa é analisar os desafios que permearam a inserção da Educação Quilombola no processo de inclusão educacional, onde a educação para o povo do campo requer o reconhecimento e direito pelo acesso às terras. Com isso, os desafios pelo reconhecimento dos valores quilombolas integram a visão holística de se pensar a inclusão social. Fato é que, ao longo dos anos, o poder hegemônico que sempre se perpetuou no Brasil, através de seus privilégios, sempre dificultou a manutenção da democracia, da igualdade, de direitos e de reconhecimento. Assim, o campo, no decorrer da história do trabalho escravizado, exploratório e de destruição do espaço rural pelo avanço do agronegócio, se manteve à frente pela luta contra as amarras do neoliberalismo que enxergava o campo somente como um Território de dominação. Nessa concepção, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde foram utilizados outros trabalhos que comungam em contribuir com os desafios históricos que a sociedade brasileira possui acerca do reconhecimento inclusivo da Educação Quilombola. Contudo, a inserção da Pedagogia Histórico-Crítica, neste trabalho, se dá diante da possibilidade em analisar, com fundamentos consistentes e teóricos, os discursos idealistas que encobrem as verdadeiras contradições em nossa sociedade.
Palavras-chave: Educação Quilombola. Educação do Campo. Identidade Sociocultural. Inclusão Social. Pedagogia Histórico-Crítica.
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