OS DESAFIOS DA SOCIEDADE INCLUSIVA ACERCA DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA

Autores

  • Roberto de Novais UNEB- Campus VI
  • Adauto Carvalho Júnior UNEB- Campus VI
  • Irlane Silva UNEB- Campus VI

DOI:

https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.128

Resumo

O objetivo desta pesquisa é analisar os desafios que permearam a inserção da Educação Quilombola no processo de inclusão educacional, onde a educação para o povo do campo requer o reconhecimento e direito pelo acesso às terras. Com isso, os desafios pelo reconhecimento dos valores quilombolas integram a visão holística de se pensar a inclusão social. Fato é que, ao longo dos anos, o poder hegemônico que sempre se perpetuou no Brasil, através de seus privilégios, sempre dificultou a manutenção da democracia, da igualdade, de direitos e de reconhecimento. Assim, o campo, no decorrer da história do trabalho escravizado, exploratório e de destruição do espaço rural pelo avanço do agronegócio, se manteve à frente pela luta contra as amarras do neoliberalismo que enxergava o campo somente como um Território de dominação. Nessa concepção, a pesquisa possui uma abordagem qualitativa, onde foram utilizados outros trabalhos que comungam em contribuir com os desafios históricos que a sociedade brasileira possui acerca do reconhecimento inclusivo da Educação Quilombola. Contudo, a inserção da Pedagogia Histórico-Crítica, neste trabalho, se dá diante da possibilidade em analisar, com fundamentos consistentes e teóricos, os discursos idealistas que encobrem as verdadeiras contradições em nossa sociedade.

 

Palavras-chave: Educação Quilombola. Educação do Campo. Identidade Sociocultural. Inclusão Social.  Pedagogia Histórico-Crítica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adauto Carvalho Júnior, UNEB- Campus VI

Graduado em licenciatura em geografia.

Downloads

Publicado

2022-03-01

Como Citar

de Novais, R., Carvalho Júnior, A., & Silva, I. . (2022). OS DESAFIOS DA SOCIEDADE INCLUSIVA ACERCA DA EDUCAÇÃO QUILOMBOLA. Revista Educação E Ciências Sociais, 5(8), 151–179. https://doi.org/10.38090/recs.2595-9980.v5.n8.128

Edição

Seção

Dossiê Temático