CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO

Autores

Palavras-chave:

Realidade Aumentada, Tecnologias Educacionais, Física

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar as metodologias já utilizadas em sala de aula e apresentar o processo de construção e avaliação de uma tecnologia educacional baseada em realidade aumentada para o ensino de física, mais especificamente voltada para a temática de circuitos elétricos. Trata-se de um estudo metodológico, onde há a avaliação da tecnologia baseada em realidade aumentada por juízes especialistas. Para a construção da ferramenta foi-se utilizada a plataforma Metaverse Studio, trazendo como conteúdo Elementos de um circuito elétrico, Tipos de circuitos elétricos e Associação de resistores. A avaliação demonstrou expressiva receptibilidade entre os juízes, com apenas três ressalvas em relação à plataforma e ao conteúdo. Ao final do processo, pôde-se inferir que a ferramenta de realidade aumentada para o ensino de física construída e avaliada pelos juízes foi considerada relevante para incrementar o processo educativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Carlos Suzart, Graduanda em Enfermagem pela Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Integrante do Centro de Pesquisas Comunidades Virtuais

Suiane Costa Ferreira, Professora no Mestrado Profissional em Saúde Coletiva da Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia. Coordenadora do Centro de Pesquisas Comunidades Virtuais.

Referências

AZUMA, R. et al. Recent advances in augmented reality. Computer graphics and applications, IEEE, v. 21, n. 6, p.34-47, 2001.

BACICH, L; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Porto Alegre: Editora Penso, 2018.

CARVALHO, E. F. et al. As tecnologias educacionais digitais e as metodologias ativas para o ensino de matemática. Brazilian Journal of Development, v.7, n.1, p.3153–3169, 2021.

HERPICH, F. et al. Atividade educacional utilizando Realidade Aumentada para o Ensino de Física no Ensino Superior. Revista Iberoamericana de Tecnología en Educación y Educación en Tecnología, n.25, p.68-77, 2020

KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Fundamentos de Realidade Virtual e Aumentada. In: KIRNER, C.; SISCOUTTO, R. Realidade Virtual e Aumentada: conceitos, projeto e aplicações. Petrópolis: SBC- Sociedade Brasileira de Computação, 2007. p.4-10

LOPES, L. M. D.; VIDOTTO, K. N. S.; POZZEBON, E.; FARENHOF, H. A. Inovações educacionais com o uso da realidade aumentada: uma revisão sistemática. Educação em Revistas [online], v.35, 2019.

LYNN, M. R. Determination and qualification of contente validi-ty. Nursing Research, v.35, n.6, p.382-385, 1986.

MAGALHÃES, P. S. T. Realidade Aumentada aplicada ao processo de ensino/aprendizagem. Estudo de caso. Tese de Doutorado. Instituto Politecnico do Porto, Portugal, 2010.

MAGAÑA, J. B. A. Overpower: construção de um modelo de prototipagem para um jogo digital independente. Trabalho de conclusão de curso. Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2020.

MELO, W. S; OLIVEIRA, P. J. F; MONTEIRO, F. P. M. et al. Guia de atributos da competência política do enfermeiro: estudo metodológico. Revista Brasileira de Enfermagem [online], v.70, n.3, p.526-534, 2017.

PASQUALI, L. Psicometria: teoria e aplicações. Brasília: Editora UnB, 1997.

SILVA, M. Sala de aula interativa. 4 ed. Rio de Janeiro: Quartet, 2006.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes. 1998.

XAVIER, M. F. et al. A realidade aumentada e virtual como métodos de ensino. Brazilian Journal of Development, v.6, n.12, p.97362–97370, 2020.

Publicado

2023-05-02

Como Citar

Suzart, L. C., & Ferreira, S. C. (2023). CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UMA TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE FÍSICA NO ENSINO MÉDIO. Cenas Educacionais, 6, e16482. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/16482

Edição

Seção

Dossiê Temático ENSINO, EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA