OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA: PERSPECTIVAS FORMATIVAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Formação Profissional, Currículo, Educação Infantil

Resumo

Um dos principais fatores que incentivaram a criação das escolas de educação infantil foi a entrada das mulheres no mercado de trabalho, o que levou ao desenvolvimento destas instituições até o início do movimento de democratização da educação na década de 1920. O objetivo deste estudo foi analisar os currículos dos cursos de licenciatura em Educação Física das Universidades Públicas da Bahia e compreender a formação docente e o trato/relação com a Educação Infantil. Compuseram a amostra seis universidades públicas da Bahia. Observou-se uma variedade de possibilidades de conteúdos relacionados com a infância e/ou crianças, com disciplinas de cunho mais técnico-biológico, como o trato da melhoria da aptidão física, trato da fisiologia e saúde e nutrição, as de caráter mais motor referentes à psicomotricidade e ao comportamento motor e as de caráter mais comportamentais, como no caso das disciplinas de Psicologia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Anny Louise Santana Almeida, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Licenciada em Educação Física

Angela Elen Guimarães de Santana, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Licenciada em Educação Física

Flávio Alves Oliveira, Professor na Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestre em Saúde Pública pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Enfermagem e Saúde da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professor na Rede Municipal de Educação de Ipiaú.

Erlan Pereira Santos, Professor na Rede Estadual de Educação da Bahia - Brasil

Especialista em Geografia pela Universidade Candido Mendes

Referências

ALBUQUERQUE, M. H. K. de; ROCHA, E. A. C.; BUSS-SIMÃO, M. Formação docente para a Educação Infantil nos currículos de Pedagogia. Educação em Revista, n.34, p.e183858, 2018.

AYOUB, E. Reflexões sobre a Educação Física na educação infantil. Revista Paulista de Educação Física, supl.4, p.53-61, 2001.

BARBOSA, I. G. Educação Infantil: o lugar da pedagogia e da educação física em uma perspectiva sócio-histórico-dialética. Pensar a Prática, v.5, p.71-91, 2002.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CES n.º 7 de 31 de março de 2004. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Educação Física, em nível superior de graduação plena. Brasília/DF, 2004b.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 6 de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília/DF, 2018c.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: CBIA, 1990.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Federal de Educação. Decreto Lei nº 1212, de 17 de abril de 1939. Rio de Janeiro, 1939.

BRASIL. LDB: Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 2017. 58 p.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 6 de 18 de dezembro de 2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília/DF, 2018c.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. 7 ed. Lisboa: Edições 70, 2011.

CAVALARO, A. G.; MULLER, V. R. Educação Física na Educação Infantil: uma realidade almejada. Educar em Revista, n.34, p.241-250, 2009.

FROTA, A. M. M. C. Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção. Estudos e pesquisas em psicologia, v.7, n.1, 2007.

KRAMER, S. A política do pré-escolar no Brasil: a arte do disfarce. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2003.

LACERDA, C. G. de; COSTA, M. B. da. Educação física na Educação Infantil e o currículo da formação inicial. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.34, n.2, p.327-341, 2012.

PIMENTEL, A. O método da análise documental: seu uso numa pesquisa historiográfica. Cadernos de Pesquisa, n.114, p.179–195, 2001.

PIRES, R. G.; ROCHA JUNIOR, C. P. da; MARTA, F. E. F. Primeiro curso de Educação Física na Bahia - trajetórias e personagens. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.36, n.1, p.205-223, 2014.

RAMALHO, C. C.; CARDOSO, F. de S. A trajetória das Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de Educação Física. Revista Prâksis, v.17, n.3, 2020.

SAYÃO, D. T. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v.23, n.2, p.55-67, 2002.

SOARES, A. F. Os projetos de ensino e a Educação Física na educação infantil. Pensar a Prática, v.5, p.15-38, 2006.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB campus II. Alagoinhas/Ba, 2020.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA (UNEB). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UNEB campus XII. Guanambi/Ba, 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE FEIRA DE SANTANA (UEFS). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UEFS. Feira de Santana/Ba, 2018.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UESB. Jequié/Ba, 2020.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE SANTA CRUZ (UESC). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UESC. Ilhéus/Ba, 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFBA. Salvador/Ba, 2011.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA (UFRB). Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFRB. Amargosa/Ba, 2011.

Publicado

2023-04-17

Como Citar

Almeida, A. L. S., Santana, A. E. G. de, Oliveira, F. A., & Santos, E. P. (2023). OS CURRÍCULOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS DA BAHIA: PERSPECTIVAS FORMATIVAS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL. Cenas Educacionais, 6, e15182. Recuperado de https://revistas.uneb.br/index.php/cenaseducacionais/article/view/15182

Edição

Seção

Artigos (Fluxo Contínuo)